Como Registrar um Domínio para meu Site
Primeiro, vamos saber o que é um nome de domínio e logo depois entender como registrar um domínio, para criar um web site. Se você investir 5 minutos do seu tempo, terá todas as informações necessárias. Então, continue lendo!
Um nome de domínio é um nome exclusivo que identifica um site. Mas você pode simplesmente registrar um nome de domínio, para preservar seu próprio nome e evitar, que outras pessoas registrem e passem a utilizar.
O registro de um domínio é exclusivo. E uma vez registrado, outra pessoa não poderá mais registrar o mesmo nome de domínio, com a mesma extensão, ou TLD, como é conhecida. Por exemplo: o nome de domínio do icloud é para o site icloud.com.br e se fosse um nome pessoal, por exemplo, Seu Nome da Silva, então o domínio seria seunomedasilva.com, ou seunomedasilva.com.br e assim por diante.
Por isso, Cada site tem um nome de domínio que serve como um endereço e é usado quando um usuário acessa. Este nome de domínio, quando apontado para um site, deve corresponder a pelo menos um endereço de IP.
Mas, o que é TLD?
TLD – top-level domain – é o domínio de topo, seja o sufixo, que nós chamamos de extensão do domínio é chamado de Domínio de Topo e em geral, tem de duas a quatro letras. Se o domínio for exemplo.com o TLD .com e o exemplo.org o TLD é .org e assim sucessivamente.
Saiba como registrar um domínio
Você deve procurar uma empresa estabelecida e reconhecida mundialmente, ou no seu País, para registrar seu nome de domínio. Então, defina um nome de domínio, que seja relevante com o seu negócio. Por exemplo: se você tem uma loja de autopeças, procure um nome de domínio relacionado a este segmento. Ou então, com o nome de sua loja, mais o segmento.
Registro.br é uma boa opção de empresa que registra domínios .com.br e Godaddy também é uma outra opção para todos os tipos de domínios.
Basta seguir as instruções e efetuar o pagamento.
Mais dicas sobre como registrar um domínio
Você, no entanto, pode abreviar algumas palavras, para encurtar o seu nome de domínio, o máximo que você puder. Mas não esqueça de deixar nome de domínio sempre relacionado ao seu negócio. Isso facilita na memorização, por parte de seus clientes. Eles, certamente, vão lembrar do seu negócio e do seu site.
Se você tem um negócio regional, é interessante registrar o nome de domínio, com a extensão do seu País. Aqui no Brasil seria o .br seunome.com.br seria o exemplo para o domínio com a extensão para o Brasil.
Quanto custa um domínio quando registrado
Os domínios são relativamente baratos para se registrar, embora eles devam ser renovados a cada ano, ou a cada alguns anos.
- A boa notícia é que qualquer pessoa pode registrar um nome de domínio, para que você possa comprar um nome de domínio exclusivo para seu blog ou site.
- A má notícia é que quase todos os nomes de domínio com palavras comuns já foram registrados.
Portanto, se você quiser registrar um nome de domínio personalizado, talvez seja necessário pensar em uma variação criativa, como já citamos acima. Depois de decidir sobre um nome de domínio e o registrar, o nome é seu até que você pare de renovar.
Quando o período de renovação expirar, o nome de domínio ficará disponível para outros comprarem. Portanto, lembre-se de renovar seu domínio, para não perdê-lo.
Qual é a relação do domínio com o IP?
A resposta é nenhuma se você apenas quiser registrar o domínio. Porém, quando você acessa um site, o nome de domínio é traduzido para um endereço de IP, que define o servidor onde o site está hospedado. Essa tradução é executada dinamicamente por um serviço chamado DNS. Mas isso não veremos agora.
Evite Registradores Gratuitos para Registrar um Domínio
Cuidado com sites que prometem nomes de domínio gratuitos. Esses sites podem oferecer um nome de domínio em troca de permitir, que que você hospedem o seu site com eles. E o pior, muitos desses sites manterão a propriedade do nome de domínio e se você optar por alternar seu provedor de hospedagem, corre sérios riscos de perder seu domínio.
No Brasil, como já citamos, o registro.br é o mais indicado. Do mesmo modo, a Godaddy, ou Bluehost, podem ser boas opções para registro de domínios de nível internacional. Novamente, procure registradores independentes e confiáveis, que não indexam o serviço de registro de domínio ao plano de hospedagem.
Profissionais devem pensar duas vezes sobre qualquer site, que dá um nome de domínio no final da cauda do site. Por exemplo: se você estiver lançando um negócio de varejo de computadores, o nome de domínio www.exemplo.com/SuaLoja, ou SuaLoja.exemplo.com, não expressa exatamente sua credibilidade empresarial. Isso não é aconselhável. Jamais ponha seu projeto, ou seu negócio, sob as dependências de um domínio de terceiros. As pessoas tendem a confiar no nome de domínio TLD.
Contratando uma Empresa de Hospedagem de Sites, para seu Domínio
Depois de registrar seu nome de domínio é hora de contratar um provedor de hospedagem de sites, para alocar o seu domínio e construir o site. Essa é uma tarefa mais complexa. Tudo isso, porque você precisa saber qual é o nível de seu projeto. E além disso, saber qual é o custo do plano de hospedagem e quanto de recursos você vai usar.
Você também deve escolher um Provedor de hospedagem, que tenha compromisso, com os clientes dele. E sobretudo, que dê suporte 24 horas 7 dias por semana
É importante, também, que tenha boas recomendações. E imprescindível que tenha em seus servidores ótimos recursos e sempre atualizados. Nós aconselhamos, começar com uma hospedagem compartilhada, se você não sabe ainda, o nível de visitação do seu site.
Depois de escolher o provedor de hospedagem, basta adicionar os DNS para que apontem, para seu domínio e pronto.
Os DNS geralmente são fornecidos pelo seu provedor. Para obter seus próprios DNS, você deve sair da hospedagem compartilhada e contratar um servidor dedicado, ou um VPS, ou um Cloud.
Bom. Esperamos ter ajudado.