Qual é o propósito da inteligência artificial?
O propósito da inteligência artificial (IA) no dia-a-dia das pessoas e no mercado como um todo, permite que as máquinas aprendam com a experiência, se adaptem a novos dados e executem tarefas semelhantes às humanas. De computadores jogando xadrez a carros autônomos, a maioria dos exemplos de IA que você ouve hoje depende muito de aprendizado profundo e processamento de linguagem natural. Usando essas técnicas, os computadores podem ser treinados para executar tarefas específicas processando grandes quantidades de dados e reconhecendo padrões nos dados.
O que é Inteligência Artificial?
O termo Inteligência Artificial (IA) está se tornando cada vez mais comum em nossa vida cotidiana. Mas o que é IA e qual é o seu propósito? AI é uma forma de tecnologia de computador que permite que as máquinas concluam tarefas que detinham processos cognitivos de alto nível. Um propósito da inteligência artificial é a resolução de problemas, tomada de decisões e processamento de linguagem natural. Em outras palavras, IA é a capacidade de máquinas e programas de computador de “pensar” e “aprender” por si mesmos. Um dos principais objetivos da IA é automatizar e otimizar tarefas que, de outra forma, seriam realizadas manualmente. Isso significa que as empresas podem economizar tempo e dinheiro usando IA para automatizar processos que, de outra forma, exigem muito tempo e recursos.
Um pouco sobra a história da inteligência artificial
Na primeira metade do século 20, a ficção científica introduziu o conceito de robôs de IA no mundo. Tudo começou com o “implacável” Homem de Lata em O Mágico de Oz e continuou com um robô humanoide se passando por Maria em Metrópolis. Na década de 1950, havia uma geração de cientistas, matemáticos e filósofos cujas ideias de inteligência artificial (ou IA) estavam culturalmente arraigadas em suas mentes.
O termo “inteligência artificial” foi cunhado em 1956, mas hoje a IA se tornou mais popular graças à crescente quantidade de dados, algoritmos aprimorados e melhorias no poder de processamento e armazenamento.
As primeiras pesquisas de IA na década de 1950 tratavam de tópicos como resolução de problemas e métodos simbólicos. Na década de 1960, o Departamento de Defesa dos EUA se interessou por esse tipo de tarefa e começou a treinar computadores para imitar o raciocínio humano básico. Por exemplo: a Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa (DARPA) concluiu um projeto de mapeamento de distância na década de 1970, e a DARPA lançou um assistente pessoal inteligente em 2003, muito antes de Siri, Alexa ou Cortana serem homônimos das pessoas. Esse trabalho (propósito da inteligência artificial) inicialmente abriu caminho para a automação e o raciocínio formal que vemos hoje nos computadores, incluindo sistemas de suporte à decisão e mecanismos de busca inteligentes que podem ser projetados para complementar e ampliar as capacidades humanas.
Uma tabela para você compreender a evolução a IA:
- Redes neurais:
Os primeiros trabalhos com redes neurais despertam entusiasmo por “máquinas pensantes”.
- Aprendizado de máquina
O aprendizado de máquina se torna popular. Um exemplo clássico entre este período no final da década de 90 foi a criação dos robôs de pesquisa como o Google.
- Aprendizado Profundo
Os avanços da aprendizagem profunda impulsionam o boom da IA. Robôs que fazem quase tudo!
E o propósito da inteligência artificial é dominar o mundo…
Quais são os diferentes tipos de Inteligência Artificial?
O objetivo da Inteligência Artificial (IA) é aumentar a capacidade das máquinas de emular a inteligência humana, permitindo-lhes concluir rapidamente tarefas complexas que seriam tediosas e demoradas para os humanos. A IA existe desde a década de 1950, mas nos últimos anos a tecnologia avançou significativamente, levando a aplicativos mais inovadores e avançados.
Quando se trata de IA, existem vários tipos ou categorias, cada uma com seu propósito e aplicação exclusiva.
Um dos principais tipos de IA é o aprendizado de máquina, que é o processo de usar algoritmos para aprender com os dados e fazer previsão. Esse tipo de Inteligência Artificial tem o propósito de usar seu aprendizado para processar grandes fluxos de dados e identificar padrões ou tendências. Isso pode ser usado em uma variedade de setores, como finanças ou saúde. Mas agora vamos ver os 4 tipos de Inteligência Artificial.
- Máquinas reativas de IA
- Memória limitada de IA
- Teoria da Mente de de IA
- IA autoconsciente
1) Máquina reativa de IA
Esse tipo de IA envolve máquinas que levam em consideração apenas a situação atual e operam com base apenas nos dados disponíveis. Propósito, as máquinas de inteligência artificial responsivas não podem tirar conclusões de dados para julgar o comportamento futuro. Ele pode executar uma gama estreita de tarefas predefinidas.
Exemplos de IA reativa incluem:
🟠 | Deep Blue, o supercomputador da IBM que joga xadrez e venceu o campeão mundial Garry Kasparov |
🟢 | Filtros de spam para nosso e-mail que mantêm promoções e tentativas de phishing fora de nossas caixas de entrada |
🟣 | O mecanismo de recomendação da Netflix |
2) Memória limitada de IA
Como o nome indica, a IA com memória limitada pode aprender dados históricos da memória para tomar decisões mais bem informadas. Essa IA possui uma memória de curto prazo ou temporária que pode ser usada para armazenar experiências passadas e avaliar ações futuras.
Carros autônomos são AIs com memória limitada que tomam decisões instantâneas usando dados coletados no passado recente. Por exemplo, carros autônomos usam sensores para identificar civis atravessando estradas, estradas íngremes, semáforos, etc., para tomar melhores decisões de direção. Isso ajudará a prevenir futuros acidentes.
3) Teoria da Mente de de IA
Theory Of Mind AI é um tipo mais avançado de inteligência artificial. Esta categoria de máquinas desempenha um papel importante na psicologia. Esse tipo de Inteligência Artificial tem o propósito de se concentrará principalmente na inteligência emocional para entender melhor as crenças e pensamentos humanos.
Com esse tipo de IA, as máquinas ganham verdadeiras capacidades humanas de tomada de decisão. Máquinas equipadas com IA da Teoria da Mente podem entender e lembrar emoções e, em seguida, ajustar seu comportamento com base nessas emoções ao interagir com humanos.
4) IA autoconsciente
O tipo mais avançado de inteligência artificial é a IA autoconsciente. Quando as máquinas forem capazes de reconhecer suas próprias emoções, bem como as emoções das pessoas ao seu redor, elas terão um nível de consciência e inteligência semelhante ao dos humanos. Esse tipo de IA também tem desejos, necessidades e emoções.
Uma máquina equipada com esse tipo de IA está ciente de suas emoções internas e estados mentais. Eles podem tirar conclusões que não são possíveis com outros tipos de AI (por exemplo, “alguém está chateado com engarrafamentos”).
O papel da IA nos negócios
O propósito da inteligência artificial (IA) tem sido objeto de muitos debates nos últimos anos, com opiniões que vão desde seu potencial para revolucionar até sua capacidade de criar perdas de empregos. Enquanto o debate continua, o que está claro é que a IA já está tendo um impacto profundo nos processos e operações de negócios.
O principal objetivo da IA nos negócios é automatizar tarefas mundanas e repetitivas, liberando recursos e permitindo que os funcionários se concentrem em atividades de maior valor agregado.
Aplicativos de Inteligência Artificial na saúde tem o propósito de fornecer medicamentos e raios-x personalizados. Um assistente pessoal de saúde pode atuar como um coach de vida e lembrá-lo de tomar sua medicação, fazer exercícios ou comer de forma mais saudável.
A IA também pode ser usada para melhorar o atendimento ao cliente, resultou em melhores experiências e maior fidelidade do cliente. Aproveitando a capacidade da IA de reconhecer padrões, pois as empresas podem entender melhor o comportamento do cliente, antecipar suas necessidades e fornecer serviços mais personalizados.
- Um Resumo Sobre a Internet das Coisas
- O que significa Inteligência Artificial generativa?
- Coleta aberta de credencial de Wi-Fi com IoT
Tendências de IA a serem observadas
O mundo da inteligência artificial (IA) está em constante evolução e mudança. À medida que a IA se torna mais construída em nossas vidas cotidianas, é essencial entender o propósito da IA e manter-se informado sobre as tendências do campo. Em sua essência, o objetivo da IA é tornar a vida mais fácil.
Tarefas complexas
A IA é carregada de realizar tarefas complexas e tediosas, como reconhecer padrões e tomar decisões.
Automatização
Este tipo de automatização permite-nos poupar tempo e energia, bem como tomar decisões mais precisas e duras.
Linguagem natural
Uma das maiores tendências de IA que estamos vendendo é o desenvolvimento da tecnologia de processamento de linguagem natural (NLP).
Aprendizado
A tecnologia NLP permite que as máquinas entendam, processem e gerem linguagem natural. Essa tecnologia está revolucionando o presente e o futuro na vida de todos nós.
A Inteligência Artificial está rapidamente se tornando uma parte essencial de nossas vidas, tanto pessoal quanto profissionalmente. Compreender o propósito e as tendências da IA ajudam você a ficar à frente da curva.
- A Fusão de Inteligência Artificial e Nuvem no Futuro
- Cloud Computing Pode Servir Como Base de Inteligência Artificial
- Restaurar um backup do iCloud sem redefinir seu iPhone