O que são Cloud Services for Business
Cloud Services for Business, ou serviços de computação em nuvem, para empresas, oferece aos usuários acesso a dados onde eles têm uma conexão com a internet.
No clima de negócios em constante mudança, é fundamental que os proprietários de pequenas empresas adquiram o que precisam quando precisam. Sejam eles em seus computadores, tablets ou telefones celulares – ou no escritório, no campo ou na estrada. Esta é exatamente a conveniência, que a computação em nuvem fornece.
Tipos de Cloud Services for Business
Os proprietários de empresas usam três tipos de serviços na nuvem para armazenar seus dados e fornecer serviços: público, privado e híbrido.
Public cloud services
É um serviço de nuvem pública é construído em uma plataforma externa executada por um provedor de serviços na nuvem. Com este serviço off-site da nuvem, os usuários conseguem sua própria nuvem dentro de uma infraestrutura compartilhada. Diferentemente do serviço de nuvem privada, que veremos adiante.
No entanto, o provedor oferece tudo, desde recursos do sistema até a segurança e manutenção do seu sistema da nuvem. Dessa forma, o serviço é gerido por uma empresa externa especializada em serviços em nuvem para uma ampla gama de clientes. Do mesmo modo, um sistema de nuvem pública é ótimo para organizações que desejam mais elasticidade. E com isso, usufruir do custo-benefício e a mais recente tecnologia.
Private cloud services
Um serviço de nuvem privada, é uma plataforma em nuvem construída em seus próprios muros em seu próprio hardware e software. Uma vez que uma nuvem privada é gerida por sua própria equipe de TI interna, é ideal para empresas que desejam acesso exclusivo. Com isso, terá mais flexibilidade e maior controle sobre sua nuvem.
Para usar um serviço de nuvem privada, no entanto, as organizações criam seus próprios centros de dados. Dessa maneira, torna-se uma opção de nuvem mais cara.
Hybrid cloud services
É um serviço híbrido emprega nuvens privadas e públicas. Em um sistema de nuvem híbrido, o próprio time de TI de uma organização gerencia parte de sua nuvem. Já outra parte, pode ser gerenciada pelo fornecedor, como o servidor que hospeda o site.
Por exemplo, um sistema de nuvem híbrido é perfeito para uma organização que deseja gerenciar dados relacionados ao negócio em casa. Mas que deseja armazenar informações menos sensíveis com terceiros.
Por que a nuvem é importante para os negócios?
A computação em nuvem torna mais fácil, mais barato e mais rápido a execução de arquiteturas de TI de última geração em qualquer tipo de empresa, grande ou pequena. Os principais benefícios são:
- Custo: É provável que haja uma economia significativa no orçamento de TI da empresa.
- Fluxo de caixa: o faturamento normalmente é medido no uso; portanto, os gastos com TI passam de gastos únicos e iniciais de capital para despesas operacionais mensais, oferecendo uma vantagem no fluxo de caixa.
- Flexibilidade: as empresas podem alugar equipamentos e aplicativos de TI conforme necessário, em vez de comprar ativos de hardware e software completamente.
- Escalabilidade: recursos de computação como armazenamento, poder de processamento ou largura de banda da rede podem ser ampliados quase instantaneamente e reduzidos novamente, dependendo da demanda e é improvável que os usuários tenham falta de capacidade.
- Acesso onipresente: os recursos de TI podem ser acessados por qualquer usuário autorizado, em qualquer dispositivo autorizado, a partir de qualquer local autorizado, usando uma conexão com a Internet. As empresas se beneficiam de recursos de TI mais baratos, rápidos e escalonáveis na nuvem, e os usuários obtêm uma experiência melhor.
- SaaS Clouds: os desenvolvedores podem melhorar o software mais rapidamente porque podem ver dados de uso e desempenho em tempo real. Enquanto isso, os usuários recebem as atualizações de software mais recentes assim que são lançados, sem precisar pagar mais nem mexer com downloads desajeitados.
Consulte também |
Mais conectividade em cloud para empresas
Essa conectividade entre usuário e provedor de SaaS cria um modelo de negócios significativamente superior ao modelo tradicional de licença e suporte de software local. É essa conectividade que revoluciona o setor de software de aplicativos corporativos.
A nuvem permite que os melhores provedores de SaaS de última geração conectem não apenas usuários à equipe de desenvolvimento, mas também funcionários, parceiros, dispositivos, clientes e fornecedores em uma rede SaaS compartilhada em tempo real.
Conteúdo semelhante |
Para que é usada a computação em nuvem?
Computação em nuvem é um termo genérico para diferentes tipos de serviços em nuvem, incluindo:
- Armazenamento na nuvem – armazena e faz backup de seus arquivos para acesso regular e para compartilhamento e sincronização entre os dispositivos.
- Backup na nuvem – semelhante ao armazenamento na nuvem, mas usado principalmente como fonte de backup no caso de uma falha, ataque cibernético ou outra perda de dados.
- Software como serviço SaaS – usa a Web para fornecer um serviço, como Office 365, Google Apps, QuickBooks Online e Salesforce.
- Hospedagem na nuvem – facilita todos os tipos de compartilhamento de informações, como serviços de e-mail e hospedagem de aplicativos. Bem como, sistemas telefônicos baseados na Web e armazenamento de dados.
Um exemplo claro é o armazenamento iCloud, outro é o pCloud. Estas nuvens assim como Azure, AWS e outras grandes empresas, oferecem perfis diferentes para cada projeto em Cloud Services for Business.