Gutenberg é o novo editor WordPress
Gutenberg é o novo editor para o WordPress. É nomeado para homenagear Johannes Gutenberg, que inventou uma impressora com tipo móvel há mais de 500 anos. O editor visual atual exige que muitos de nós usem códigos de acesso e HTML para fazer as coisas funcionarem.
No entanto, o objetivo do editor Gutenberg é tornar isso mais fácil. E especialmente para aqueles que estão começando com o WordPress. Eles estão adotando pequenos blocos e esperam adicionar opções de layout mais avançadas. Você pode conferir o exemplo oficial, baixando o plugin no site WP.
Quando o editor Gutenberg será lançado
O WordPress, o criador de sites e gerenciador de conteúdo mais popular e de código aberto do mundo, espera lançar o WP 5.0. Essa será sua próxima atualização e possivelmente mais ambiciosa.
E porque esta atualização incluirá o Gutenberg, um novo editor de conteúdo para WordPress. Ele promete mudar a forma como o conteúdo é criado e exibido nos sites do WordPress. E, em última análise, a forma como os sites são projetados e desenvolvidos.
Em uma grande mudança em relação ao editor TinyMCE, agora incluído em todas as instalações do WordPress, o Gutenberg opera em um sistema de blocos personalizáveis e móveis, que oferecem aos usuários mais flexibilidade e controle sobre a maneira como o conteúdo aparece em uma página. Mas, apesar de todas as suas promessas e garantias dos desenvolvedores do WordPress, o projeto Gutenberg levantou várias questões sobre compatibilidade com o conteúdo existente do WordPress. E consequentemente o seu potencial para lidar com todos os aspectos do design e desenvolvimento de sites.
O que mudará no WordPress com este editorador?
Os fluxos de trabalho podem mudar drasticamente. Com o Gutenberg, você não precisará alternar para a interface Widgets.
Se olhar na seção Aparência, no menu de navegação do WordPress, sempre que quiser, pode ajustar uma barra lateral. Ou então, descobrir onde as configurações e a interface de um plugin estão armazenadas. Usuários experientes terão que treinar seus instintos e aprender novos processos. Essa curva de aprendizado pode afastar usuários que não têm tempo, ou paciência para descobrir um novo editor.
Como acontece com qualquer nova plataforma, o editor de arrastar e soltar de Gutenberg tem limitações e peculiaridades.
Adicionar um novo elemento a uma página pode afetar o layout de uma página de uma maneira que você não vê. Isso porque, o editor não deixa claro onde você colocará um objeto ao arrastá-lo pela página. Talvez possa ser uma parte divertida do processo criativo, mas é mais do que provável que ele inicie um processo tedioso para solucionar problemas e corrigir o design. Embora Gutenberg seja poderoso, ainda requer alguma sutileza. Mas ficamos a espera dele, já que não tem volta!