Características da computação em nuvem
Veja algumas das características da computação em nuvem. A computação em nuvem é uma tecnologia baseada em virtualização que reduz o custo da infraestrutura de TI. Do mesmo modo, ela fornece uma solução escalável de TI, também a baixo custo.
Neste tutorial de nuvem, você aprenderá sobre algumas características básicas e tópicos básicos de nuvem, que todos os iniciantes devem saber, antes de entrar neste mundo virtualizado.
As características da computação em nuvem são dadas abaixo:
- Agilidade
- Alta disponibilidade
- Confiabilidade
- Alta escalabilidade
- Multi-Compartilhamento
- Independência de dispositivo
- Manutenção
- Baixo Custo
- Serviços no modo pay-per-use
1 – Agilidade
Uma das características da computação em nuvem, mais importante. A nuvem funciona no ambiente de computação distribuída. Portanto, ela compartilha recursos entre usuários e trabalha muito rápido.
2 – Alta disponibilidade
Certamente, a disponibilidade de servidores é alta e mais confiável. Isso, porque as chances de falha de infraestrutura são mínimas. E além disso, quando acontece geralmente é resolvido em tempo hábil e os dados dos clientes são transferidos para outra nuvem, mantendo a disponibilidade.
3 – Confiabilidade
O nível de confiança em cloud computing é elevado, pelo fato de ser flexível, podendo ser migrado imediatamente de um servidor, para outro. Tudo isso, sem a necessidade do desligamento e indisponibilidade dos serviços.
4 – Alta escalabilidade
Significa provisionamento on-demand de recursos em grande escala, sem contar com engenheiros para cargas de pico. Você pode fazer upgrade de um plano de serviço em nuvem, com apenas alguns cliques. Isso depende, no entanto, da tecnologia oferecida pelo fornecedor do serviço.
5 – Multi-Compartilhamento
Com a ajuda da computação em nuvem, vários usuários e aplicativos podem trabalhar de forma mais eficiente com reduções de custos compartilhando a infraestrutura comum.
6 – Independência de dispositivo e localização
A computação em nuvem permite que os usuários acessem sistemas usando um navegador da Web. Ele pode fazer isso, independentemente de sua localização, ou de qual dispositivo eles usem. Por exemplo: PC, telefone celular, tablet e qualquer outro dispositivo, conectado com a internet. Como a infraestrutura é externa; geralmente fornecida por terceiros; e acessada pela Internet, os usuários podem se conectar de qualquer lugar .
7 – Manutenção de cloud computing
A manutenção de aplicativos de computação em nuvem é mais fácil, pois eles não precisam ser instalados no computador de cada usuário e podem ser acessados de diferentes locais. Certamente, reduz o custo de cloud computing também.
8 – Baixo custo em cloud computing
Ao usar a computação em nuvem, o custo será reduzido porque, para obter os serviços de cloud computing, a empresa de TI não precisa definir sua própria infraestrutura e pagar por uso de recursos.
Relacionados a cloud computing |
9 – Serviços no modo pay-per-use
Interfaces de programação de aplicativos APIs, são fornecidas aos usuários para que eles possam acessar os serviços na nuvem usando essas APIs. E também, para pagar as cobranças de acordo com o uso dos serviços.
Estas foram as principais características da computação em nuvem. Em postagens relacionadas, encontram-se, outros exemplos e definições.