O Que é Private Cloud Quais as Vantagens
private cloud ou nuvem privada é um determinado modelo de computação em nuvem que envolve um ambiente distinto e seguro baseado em nuvem, em que apenas o cliente especificado pode operar. Tal como acontece com outros modelos de nuvem, nuvem privada irá fornecer poder da computação como um serviço dentro de um ambiente virtualizado usando um conjunto subjacente de recurso de computação física. No entanto, sob o modelo de private cloud, a nuvem só é acessível por uma única organização de que a organização com maior controle e privacidade.
O que pode ser classificado como Private Cloud?
Os mecanismos técnicos usados para fornecer os diferentes serviços que possam ser classificadas como sendo serviços de nuvem privada pode variar consideravelmente e por isso é difícil definir o que constitui uma private cloud a partir de um aspecto técnico. Em vez disso, esses serviços são geralmente classificados pelos recursos que eles oferecem aos seus clientes.
Traços que caracterizam nuvens privadas incluem a delimitação de uma nuvem para uso exclusivo de uma organização e níveis mais altos de segurança de rede. Eles podem ser definidos em contraste com uma nuvem pública, que tem vários clientes acessam serviços virtualizados que todos tiram o seu recurso a partir do mesmo conjunto de servidores através de redes públicas.
Serviços de nuvem privada desenhar seus recursos de um pool dsitinct de computadores físicos, mas estes podem ser hospedados interna ou externamente e pode ser acessado através de linhas alugadas privadas ou garantir conexões criptografadas através de redes públicas.
Segurança da Nuvem Privada
A segurança adicional oferecida pelo modelo de private cloud é ideal para qualquer organização, incluindo a empresa, que precisa armazenar e processar dados privados ou realizar tarefas sensíveis. Por exemplo, um serviço de nuvem privada pode ser utilizado por uma companhia financeira que é exigido pelo regulamento para armazenar dados sensíveis internamente e que ainda vai querer se beneficiar de algumas das vantagens da computação em nuvem dentro de sua infraestrutura de negócios, como na alocação de recursos a demanda.
O modelo de private cloud está mais próximo do modelo mais tradicional de redes de acesso individuais locais (LANs) utilizados no passado por empresa, mas com as vantagens da virtualização. As características e benefícios de nuvens privadas, portanto, são:
Maior segurança e privacidade
Os serviços de nuvens públicas podem implementar um certo nível de segurança, mas as nuvens privadas – utilizando técnicas tais como piscinas distintas de recursos com acesso restrito a ligações feitas por trás firewall uma organização de, dedicado linhas alugadas e, ou no local de hospedagem interno – pode garantir que as operações são mantidas fora do alcance de olhares indiscretos
Mais controle na Private Cloud
Como uma nuvem privada só é acessível por uma única organização, que a organização terá a capacidade de configurar e gerenciá-lo em linha com as suas necessidades para alcançar uma solução de rede sob medida. No entanto, este nível de controle remove somes as economias de escala geradas em nuvens públicas por ter uma gestão centralizada do hardware
Custo e eficiência energética
A implementação de um modelo de private cloud pode melhorar a alocação de recursos dentro de uma organização, garantindo que a disponibilidade de recursos para departamentos / funções de negócios individuais podem direta e flexível para responder a sua demanda. Portanto, embora eles não são tão rentáveis como a serviços de nuvem pública devido às economias de escala menores e aumento dos custos de gestão, eles fazem um uso mais eficiente do recurso de computação do que LANs tradicionais como eles minimizar o investimento em capacidade não utilizada. Isso não só proporcionar uma economia de custo, mas pode reduzir a pegada de carbono de uma organização muito
Maior confiabilidade
Mesmo onde os recursos (servidores, redes etc.) são hospedados internamente, a criação de ambientes operacionais virtualizados significa que a rede é mais resistente a falhas individuais em toda a infraestrutura física. Partições virtuais podem, por exemplo, retirar seu recurso dos servidores restantes não afetados. Além disso, quando a nuvem está hospedada com um terceiro, as organizações ainda podem se beneficiar da segurança física proporcionou a infraestrutura hospedada nos data centers
Ruptura da nuvem
Alguns provedores podem oferecer a oportunidade de empregar estouro nuvem, dentro de uma oferta de nuvem privada, em caso de picos de demanda. Este serviço permite que o provedor de mudar certas funções não-sensíveis para uma nuvem pública para liberar mais espaço na private cloud para as funções sensíveis que necessitam dele. As nuvens privadas podem até mesmo ser integrado com serviços de nuvem pública para formar nuvens híbridas onde as funções não sensíveis estão sempre atribuídas à nuvem pública para maximizar as eficiências em oferta.
Vantagens da Nuvem Privada
Pode ser inúmeras vantagens, mas a principal vantagem de uma nuvem privada, ou private cloud; que chamamos neste artigo; é que os usuários não compartilham recursos. Devido à sua natureza proprietária, um modelo de computação em nuvem privada é melhor para empresas com necessidades de computação dinâmicas. E do mesmo modo, para operações imprevisíveis que exigem controle direto sobre seus ambientes. Normalmente para atender aos requisitos de segurança, governança comercial ou conformidade regulamentar.
No entanto, quando uma organização projeta e implementa adequadamente uma nuvem privada, ela pode fornecer a maioria dos mesmos benefícios encontrados em nuvens públicas, como autoatendimento e escalabilidade do usuário.
Só para citar alguns exemplos que incluem: capacidade de provisionar e configurar máquinas virtuais e alterar ou otimizar recursos de computação sob demanda.
É certo, que uma organização também pode implementar ferramentas de chargeback para rastrear o uso da computação e garantir que as unidades de negócios paguem apenas pelos recursos ou serviços que usam. Além dos principais benefícios inerentes a ambos os modelos de implantação de nuvem, as nuvens privadas também oferecem:
- Maior segurança de uma rede isolada.
- Desempenho aprimorado devido aos recursos serem exclusivamente dedicados a uma organização.
- Maior capacidade de personalização.
Desvantagens de Private Cloud
As nuvens privadas também têm algumas desvantagens. Primeiro, as tecnologias de nuvem privada, como maior automação e autoatendimento do usuário, podem trazer alguma complexidade para uma empresa. Essas tecnologias normalmente exigem que uma equipe de TI rearquiste parte da infraestrutura do data center, bem como adote ferramentas de gerenciamento adicionais. Como resultado, uma organização pode ter que ajustar ou até mesmo aumentar sua equipe de TI para implementar com sucesso uma private cloud. Eles também podem ser caros; frequentemente, quando uma empresa possui sua nuvem privada, ela arca com todos os custos de aquisição, implantação, suporte e manutenção envolvidos.
Nuvens privadas hospedadas, embora não sejam de propriedade do usuário, também podem ser caras. O provedor de serviços cuida da manutenção e configuração básicas da rede em uma implantação hospedada, o que significa que o usuário precisa se inscrever e pagar regularmente por esse serviço oferecido. Isso pode acabar sendo mais caro do que o custo inicial de propriedade total no longo prazo e sacrifica parte do controle sobre a manutenção que garante a propriedade total. Embora os usuários ainda operem em um ambiente de locatário único, os provedores provavelmente atendem a vários clientes e prometem a cada um deles um ambiente personalizado e com provisões. Se ocorrer um incidente na extremidade do provedor – um servidor com manutenção inadequada ou sobrecarregado, por exemplo – os usuários podem se deparar com os mesmos problemas que a nuvem pública apresenta: falta de confiabilidade e falta de controle.
Tipos de nuvens privadas
As nuvens privadas podem diferir na maneira como são hospedadas e gerenciadas, fornecendo funções diferentes dependendo das necessidades da empresa:
- Virtual – uma nuvem privada virtual é um ambiente isolado dentro de uma nuvem pública que permite a uma organização executar suas cargas de trabalho de forma isolada de todos os outros usuários da nuvem pública. Mesmo que o servidor seja compartilhado por outras organizações, a lógica virtual garante que os recursos de computação de um usuário sejam privados. As organizações podem usar um VPC para permitir a implantação de nuvem híbrida.
- Hospedado – em um ambiente de private cloud hospedado, os servidores não são compartilhados com outras organizações. O provedor de serviços configura a rede, mantém o hardware e atualiza o software, mas o servidor é ocupado por uma única organização
- Gerenciado – este ambiente é simplesmente um ambiente hospedado no qual o provedor gerencia todos os aspectos da nuvem para a organização, incluindo a implantação de serviços adicionais, como gerenciamento de identidade e armazenamento. Essa opção é apropriada para organizações que não possuem uma equipe equipada para gerenciar apenas ambientes de nuvem privada.
A diferença entre nuvens privadas virtual e local
A lista acima categoriza as nuvens privadas pela maneira como são hospedadas e até que ponto são gerenciadas pelo provedor. Eles também podem ser categorizados pelos tipos de infraestrutura que fornecem. Por exemplo:
- Apenas software – fornece apenas o software necessário para executar o ambiente de nuvem privada, que é executado em um hardware pré-existente da organização. Uma opção somente de software é frequentemente utilizada em ambientes altamente virtualizados.
- Software e hardware – alguns fornecedores vendem nuvens privadas como um pacote completo de hardware e software. Geralmente é uma plataforma simples que existe nas instalações do usuário e pode ou não ser ambientes gerenciados pelo provedor.
Precisando de uma nuvem privada? Compre um Linode!