Configurar Servidores de Nome Privados DNS
Aprenda como Configurar Servidores de Nome – DNS. Servidores de nome particular seria os DNS apontados para o IP do seu website, com o nome do próprio domínio. Exemplo: ns1.seudominio.com e ns2.seudominio.com, em vez de servidores de nome com um domínio do seu provedor de hospedagem. Ou ainda, os DNS de terceiros, que você pode contratar.
Se você tem o seu site hospedado em um VPS, ou servidor dedicado e gerenciado pelo painel WHM, talvez você queira usar seus próprios DNS. Isso, devido a facilidade que terá para configurá-los. Então siga os passos abaixo para configurar servidores de nomes privados para o seu domínio, em seu servidor privado, cloud, ou servidor dedicado.
Configurar Servidores de DNS
- Faça login no WHM com usuário root e senha
- Localize Server Configuration e clique nele
- Em seguida clique em Basic WebHost Manager Setup.
- Na próxima tela role para baixo e localize Nameservers.
- Em Nameserver 1: digite o NS1. seguido de seu seu domínio
- Em Nameserver 2: digite o NS2. seguido de seu seu domínio
Você pode assinar o IP do seu web site. Caso você tenha um domínio registrado no Registro.br este irá solicitar dois endereços de IPs. Se o seu provedor de hospedagem não fornece um segundo IP, então procure outra alternativa, como os registro de DNS dele, ou do próprio registro.br ou CloudFlare.
- Se você configurou corretamente os DNS, clique em Save Changes.
Para servidores de nomes privados, é vital ter tanto os servidores de nome e seus endereços IP correspondentes. Geralmente o e-mail de boas-vindas que você recebe após a compra de hospedagem contém tanto o IP quanto os servidores de nome privados que precisarão ser registrados.
Se você tiver compartilhando hospedagem na web, isso significa que você não pode usar servidores de nome privados.
Se você tiver trabalhando com uma conta de Revendedor, VPS ou Servidor Dedicado, você deve ter esses IPs listados em seu e-mail de boas-vindas, enviado pelo seu provedor de hospedagem.
Agora Registre seus servidores de nomes em seu registrador
Agora você precisará criar os servidores de nome privados no registrador de domínios, com os quais registrou seu domínio. Cada registrador tem um processo diferente para criar servidores de nomes privados e a propagação destes DNS podem levar até 72 horas, mas geralmente levam menos de 24 horas, dependendo do seu registrador, sua região – País, ou ainda do seu provedor de hospedagem.