iPhone e iPad

9 sintomas de um iPhone danificado pela água

Você já passou por aquele momento de terror em que o seu iPhone acidentalmente entrou em contato com a água? Pode acontecer com qualquer um, mas felizmente existem alguns sinais que indicam se o seu iPhone foi danificado pela água ou não. Neste artigo, vamos explorar os 9 principais sintomas de um iPhone danificado pela água e o que você pode fazer para tentar solucionar o problema.

iPhone danificado pela água

1. Problemas com as câmeras

Uma das primeiras coisas que você deve verificar ao inspecionar um iPhone em busca de danos é a condição das câmeras. As câmeras são componentes sensíveis e podem ser facilmente afetadas por arranhões, quedas e, é claro, água.

Quando a água entra na câmera do iPhone, ela pode embaçar a lente e afetar a qualidade das suas fotos. A câmera frontal é especialmente propensa a danos desse tipo, principalmente se você já substituiu a tela do seu iPhone em algum momento.

Se você perceber que as fotos tiradas com a câmera do seu iPhone estão com uma qualidade ruim, parecendo ter saído de um filme antigo, pode ser um sinal de que o seu iPhone foi danificado pela água. Nesse caso, desligue o telefone imediatamente e seque-o completamente.

2. Problemas com o Face ID ou Touch ID

As características de segurança biométrica da Apple, como o Face ID e o Touch ID, são recursos que você pode perder quando o seu iPhone tem um encontro infeliz com a água.

O Face ID funciona usando o sistema de câmera TrueDepth embutido no entalhe do iPhone. Embora a câmera frontal possa secar e a qualidade das fotos possa voltar ao normal, o Face ID ainda pode permanecer indisponível. Você pode tentar resolver o problema por conta própria, mas é melhor levá-lo a um especialista o mais rápido possível.

Da mesma forma, o Touch ID também pode ser afetado negativamente pela água se ela entrar pelos lados do botão Home e chegar aos sensores. Isso é menos provável de acontecer se você estiver usando um iPhone 7 ou 8, mas ainda é possível se o telefone cair em água extremamente suja.

3. Botões com mau funcionamento

A água suja geralmente contém diversas partículas que podem entrar em pequenas aberturas e bloqueá-las.

Se você perceber que os botões do seu iPhone estão presos, fazem um som arenoso ou simplesmente não respondem, pode ser um sinal de que o seu iPhone foi danificado pela água.

4. Manchas no display

Se você tiver azar, a água também pode afetar o display do seu iPhone e desenvolver manchas permanentes. Você pode perceber sinais de água sob o display antes de as manchas escuras aparecerem, deixando a área afetada mais escura.

Assim que você notar sinais de água sob o display, seque o aparelho e faça backup de todos os dados do seu iPhone. Não coloque o iPhone em arroz, pois esse mito pode acelerar o problema. Se ainda houver uma mancha escura após o telefone secar, talvez seja necessário trocar o conjunto da tela.

5. Problemas com a tela sensível ao toque e tela piscando

Isso é raro em iPhones, mas se você não encontrar rachaduras na tela, mas perceber que a função de toque do telefone está parcial ou completamente irresponsiva, pode assumir que a água pode ter afetado uma parte da tela.

Você também pode experimentar “toques fantasmas”, ou seja, a tela do telefone parece estar se movendo sozinha.

Você também pode perceber que a tela do seu telefone está piscando. Isso pode acontecer junto com a tela insensível ao toque ou pode ocorrer separadamente. De qualquer forma, esses são sinais de um iPhone danificado pela água.

O módulo de exibição do telefone pode ter sido afetado pela água. Você deve enviá-lo à Apple ou a um Provedor de Serviço Autorizado Apple para substituir essa parte da tela.

6. Alto-falantes abafados

Outro sinal claro de que um iPhone foi danificado pela água são os alto-falantes abafados. Se você pretende comprar um iPhone usado, depois de verificar as câmeras, você deve reproduzir alguns sons nos alto-falantes para ver como eles estão.

Se os sons do iPhone saírem abafados, você pode deduzir que o telefone provavelmente teve algum dano causado pela água aos seus componentes de alto-falante em algum momento. Você também pode testar o alto-falante frontal reproduzindo uma mensagem de voz no iMessage e aproximando-o do seu ouvido.

Você deve secar os alto-falantes para iPhones que acabaram de cair na água. Se isso ainda não ajudar, tente algumas soluções caseiras para alto-falantes de iPhone antes de gastar dinheiro com um especialista.

7. Sinais de ferrugem e corrosão

Os iPhones geralmente são feitos de aço inoxidável ou alumínio, metais resistentes e leves, mas ainda assim são metais. Isso significa que quando os iPhones são expostos à umidade ou água salgada por muito tempo, os metais podem corroer e causar ferrugem ou corrosão.

Se você observar atentamente o corpo do iPhone e encontrar pequenas manchas descamativas no metal, é possível que o telefone tenha entrado em contato com água em algum momento de sua vida e seu proprietário não tenha secado corretamente.

Se você tem habilidades em reparos caseiros, pode tentar abrir o iPhone e procurar por sinais de ferrugem nos componentes internos.

8. Carregamento instável

Na maioria dos casos em que um telefone cai em água, provavelmente será água suja. E a água suja pode conter todo tipo de coisas, como areia, lama ou outras partículas desagradáveis. Essas partículas podem entrar na porta de carregamento do seu telefone e bloquear os pinos.

Quando os pinos são bloqueados dessa maneira, o carregador pode não se encaixar completamente no telefone, impedindo que ele seja carregado corretamente ou carregue de forma alguma.

Se o seu telefone cair em água barrenta, tente remover a lama da porta de carregamento o mais rápido possível. Quando o telefone secar, limpe completamente a porta de carregamento. Você pode conferir nosso guia sobre como limpar o iPhone sujo para obter uma melhor ajuda nesse processo.

9. Odores estranhos

A água suja ou salgada pode deixar um cheiro estranho no seu iPhone, especialmente se ela entrar no interior do telefone, onde é mais difícil de limpar.

Se você estiver pensando em comprar um iPhone usado e suspeita que ele tenha sido danificado pela água, pode cheirar a área do conector de carregamento para descobrir se ele entrou em contato com água recentemente. Se você sentir um odor desagradável, como algo sujo ou um cheiro de fio queimado, pode ser um sinal de que o telefone foi danificado pela água.

Ligar o telefone depois que a água entrar pode fazer com que a água se transforme em vapor à medida que o telefone aquece. Isso não apenas pode causar mais danos, mas também pode fazer com que o telefone exale odores estranhos.

Evite um iPhone danificado pela água a todo custo

A menos que você tenha certeza absoluta de que pode resolver o problema, não compre um iPhone danificado pela água, mesmo que ele seja consideravelmente mais barato.

É melhor economizar e comprar um telefone sem danos ou optar por um modelo mais antigo. Danos como esses geralmente significam o fim de um iPhone, e pode ser apenas uma questão de tempo até que o problema se agrave a ponto de você não conseguir mais usá-lo.

No entanto, se o seu próprio iPhone for danificado pela água, ainda há esperança. Desligue-o, seque-o e limpe-o. E por fim, não coloque-o no arroz!

Isso é tudo!

Editor iCloud

A edição do site icloud.com.br é feita pelo administrador do site. Criamos conteúdo para levar conhecimento aos nossos leitores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to top button