Softwares essenciais para gerenciamento de Servidores
Através de softwares para gerenciamento de servidores, você otimiza seu CPD, controlando seu servidor com segurança e eficácia. Vamos mostrar quais os softwares mais importantes para você implantar em sua empresa e reduzir custos com monitoramento e gerência.
Quais os softwares para gerenciamento de servidores?
Para iniciantes em computação na nuvem, vamos mostrar quais os softwares mais conhecidos atualmente para realizar o gerenciamento desses servidores.
1- Verax
Permite o monitoramento de aplicações, além de serviços e redes, incluindo o monitoramento também da segurança por meio de testes.
2- Verax NMS & APM
Do mesmo fabricante do anterior, realiza o monitoramento da rede e aplicações orientadas a serviço.
3- NetXMS
Trata-se de uma ferramenta gratuita de monitoramento, mas que vem com todos os recursos necessários para monitorar bem um servidor, possui mapa visual, interface web, auto discovery, integração fácil com aplicativos de terceiros.
4- Uptrends Infra
A partir da própria nuvem, você consegue realizar o monitoramento de servidores, como enviar alertas, relatórios, e detalhe não é necessário instalar nenhum software adicional.
5- Netrounds
Esse sistema faz gerar tráfego em sua rede, por isso ele permite medir índices como, latência, jitter, e outros itens essenciais para o bom funcionamento do servidor.
6- FactFinder
Ferramenta voltada para o monitoramento de integração de aplicações com o servidor. Possui versão gratuita que é utilizada em somente um servidor.
7- GotsiteMonitor
Facilita o monitoramento de sites, serviços, e hosts, permite a observação de resposta através de 12 pontos espalhados ao redor do mundo.
8- Express Metrix
Atua como solução de inventário, em que é possível realizar o controle de licenças, softwares, e até data de compra de sistemas.
9- Sparrow IQ
Faz o monitoramento da velocidade da banda, do tráfego, e auxilia na identificação de protocolo.
Porque devemos conhecer softwares de gerenciamento de servidores?
Seja para um iniciante ou um profissional experiente, ter conhecimento em ferramentas de gerenciamento pode reduzir o tempo de operação e também o custo.
Quando falamos em redes de computadores, se esta não estiver bem estruturada pode levar uma empresa a falência. Por isso cada vez mais as companhias têm investido em infraestrutura e tecnologia, para manter seu acesso às informações a salvo.
Resumo
Por fim, o gerenciamento de servidores deve ser visto com cautela pelas empresas. Até porque é este quem mantém de pé os acessos às informações pelas organizações.
O software para monitoramento deve ser escolhido com muita paciência. Sobretudo, porque o custo/benefício é o que deve ser levado em conta. Além disso, também a segurança.