O que é Virtual Private Cloud – VPC
Uma nuvem privada virtual – VPC, é um pool de configuração de recursos de computação, on-demand, com dados compartilhados e alocados em um ambiente de nuvem pública, proporcionando um certo nível de isolamento entre as diferentes organizações, que usam seus próprios recursos.
Veja as garantias de uma Virtual Private Cloud
O isolamento garante um método seguro de acesso remoto aos recursos da nuvem. Esse isolamento dentro de uma nuvem pública empresta o nome privado virtual. Tudo, porque você está essencialmente operando uma nuvem privada em uma nuvem pública.
As nuvens privadas virtuais são comumente usadas com provedores de infraestrutura como um serviço – IaaS. Como resultado, os recursos compartilhados são: CPU, RAM e Disco. Mas nem sempre são responsabilidade do provedor de hardware, é possível ter diferentes infraestruturas e provedores de VPC. No entanto, ter o mesmo VPC e fornecedor de infraestrutura pode ajudar a reduzir a confusão e o processo de comunicação entre você e seu fornecedor.
A AWS é uma nuvem privada?
O Amazon Virtual Private Cloud – VPC, é um serviço de computação em nuvem comercial. Ela fornece aos usuários uma nuvem privada virtual, fornecendo uma seção isolada logicamente da Nuvem Amazon Web Services – AWS ).
Por que usar uma nuvem privada virtual?
- Mais segurança
A VPC permite proteger seu ambiente de redes virtuais, incluindo seu endereço IP, as sub-redes e os gateways de rede. Por exemplo, você pode isolar um banco de dados com segurança em uma subnet de acesso privado que não esteja conectada à internet.
- Controle de dados
Sua VPC fica isolada de outras nuvens na camada de nuvem, para que você controle seus dados e impeça que se misturem com dados de outras entidades, um risco possível nas nuvens públicas.
- Melhor desempenho
É possível priorizar o tráfego de rede de aplicativos específicos para otimizar o desempenho deles, ajudando a eliminar o congestionamento e os possíveis gargalos.
- Flexibilidade sob demanda
Você pode projetar a arquitetura de nuvem que melhor atender às necessidades da sua empresa. Por exemplo, é possível configurar sua VPC para que os funcionários terceirizados utilizem conexões individuais diretas que não estejam roteadas pela sua rede interna.