Instalar uma versão do PHP no Servidor Web
Veja como Instalar uma versão do PHP no Servidor Web. No cPanel & WHM versão 66 e posterior, o EasyApache 4 permite que você use versões do PHP, que o cPanel não fornece. Sendo assim, essas versões do PHP devem ser um pacote SCL – Software Collection Library e não podem começar com o ea-prefixo que o EasyApache 4 usa.
Mesmo assim você não pode usar a interface do EasyApache 4 do WHM, para instalar versões do PHP fornecidas pelo fornecedor. Você deve usar o comando yum para instalar esses pacotes no seu sistema.
Depois de Instalar uma versão do PHP
Depois de instalar os pacotes, você pode usar a interface do Gerenciador MultiPHP do WHM em: WHM –> Home –> Software –> MultiPHP Manager e a interface PH INI Editor em MultiPHP: WHM –> Home –> Software –> MultiPHP INI Editor, para fazer alterações.
Importante: o manipulador PHP DSO não está disponível com os pacotes PHP Red Hat® Enterprise Linux® (RHEL) e CloudLinux ™.
Pacotes PHP SCL exigem um prefixo de fornecedor para instalar no EasyApache 4. Por exemplo, você não pode usar as versões 5.4 ou 5.5 do RHEL PHP porque esses pacotes não começam com um prefixo de fornecedor.
Nem todos os pacotes PHP, fornecidos pelo fornecedor conterão todos os arquivos que o sistema MultiPHP do EasyApache 4 requer. Então, você pode experimentar limitações adicionais.
Problemas potenciais ao adicionar um módulo PHP
Alguns problemas potenciais existem nas versões do PHP fornecidas pelo fornecedor.
O php.ini fornecido pelo fornecedor, em suma, não existe.
Em alguns casos, um php.ini arquivo da versão do PHP fornecido pelo fornecedor não existirá no diretório que o cPanel & WHM requer. Por exemplo, o .ini arquivo php56 do RHEL existe no diretório: /opt/rh/rh-php56/register.content/etc/opt/rh/rh-php56 mas o cPanel & WHM espera no diretório: /opt/rh/rh-php56/root/etc e você deve criar um symlink para que o sistema MultiPHP leia o php.ini arquivo.
Para criar o link simbólico, use o seguinte comando, onde php56 representa a versão do PHP que você deseja usar:
ln -s /opt/rh/rh-php56/register.content/etc/opt/rh/rh-php56 /opt/rh/rh-php56/root/etc
Se você instalou o PHP antes de criar o symlink, você deve reinstalar a versão do PHP com o seguinte comando, onde php56 representa a versão do PHP que você deseja usar:
yum reinstall rh-php56*
Binários PHP CLI e PHP CGI em diferentes locais.
Algumas versões do PHP incluem os binários PHP CLI e PHP CLI em locais diferentes da implementação do cPanel & WHM. Nestes casos, a instalação do PHP reverte a localização desses binários. Entretanto, se a sua versão do PHP faz isso, os seguintes problemas podem ocorrer:
- O php-cgi binary não existirá.
- O php-cgi binary estará incorreto.
Para corrigir esse problema, use os seguintes comandos, onde prefixrepresenta o prefixo do fornecedor e packagerepresenta o nome do pacote:
mv /opt/prefix/package/root/usr/bin/php /opt/prefix/package/root/usr/bin/php-cgi mv /opt/prefix/package/root/usr/bin/php-cli /opt/prefix/package/root/usr/bin/php
Posso instalar mais de uma versão do PHP?
Importante:
O PHP 7 requer o EasyApache 4 e o cPanel & WHM versão 54 ou superior.
Sim. Para instalar várias versões do PHP em seu sistema, execute as seguintes etapas:
Configure o seu sistema na interface EasyApache 4 da WHM em: WHM –> Home –> Software –> EasyApache 4.
Atribua versões do PHP a seus usuários na interface do gerenciador MultiPHP do WHM em: WHM –> Home –> Software –> MultiPHP Manager.
E por fim, você também pode instalar o PHP 7 via yum. Para fazer isso, execute o yum install ea-php70 comando. Para mais informações, leia a documentação do WHM.