A Apple está descontinuando seus roteadores AirPort
A Apple está descontinuando seus roteadores AirPort e oficialmente saindo do negócio de roteadores. A empresa anunciou no mês passado, que vai descontinuar seus roteadores AirPort, AirPort Extreme e Time Capsule, via Engadget. Contudo, a Apple continuará oferecendo correções de bugs e correções de segurança para os dispositivos daqui para frente. No entanto, a empresa está vendendo todo o hardware restante da AirPort enquanto durarem os estoques.
A conexão dos roteadores AirPort com a internet
Os roteadores AirPort permitem que Macs, iPhones, iPads e produtos de outras empresas se conectem à Internet sem fio. A Apple tinha três versões:
- AirPort Extreme, que trabalhava em distâncias maiores.
- Uma unidade mais barata e menor chamada AirPort Express.
- AirPort Time Capsule, uma versão que podia armazenar arquivos.
O fim do negócio de roteadores AirPort da Apple já faz muito tempo, com a Bloomberg relatando em novembro de 2016. Na ocasião a Bloomberg dizia que a Apple havia desmantelado a divisão de hardware responsável por seus roteadores, que foi a última atualização do Wi-Fi 802.11ac em 2013. Desde então, as ofertas AirPort da empresa foram sendo lentamente tornadas obsoletas pela crescente popularidade dos sistemas mesh Wi-Fi, como Eero, Google Wifi e Linksys Velop – o último dos quais a Apple realmente vende em suas lojas agora.
Ainda assim, o sonho do AirPort pode não estar totalmente morto. A Apple comentou ao Engadget que a empresa poderá retornar ao espaço em algum momento no futuro e caso encontre uma maneira significativa de avançar ainda mais os roteadores.
Muitas empresas de telefonia e cabo fornecem conexões Wi-Fi com seus serviços de Internet. A Netgear Inc. e a D-Link Corporation, também fazem roteadores sem fio.
A Apple raramente descontinua categorias de produtos, mas os roteadores AirPort podem estar com os dias contados. A última linha a ser descartada eram os monitores de computador externos e a Apple já disse que voltaria a projetar a sua própria no futuro próximo.