Cloud Computing

O que é armazenamento em nuvem privada?

O armazenamento em nuvem privada é um tipo de solução de armazenamento escalável e redundante. Parece um pouco com nuvem pública, mas neste caso os dados são armazenados em servidores remotos dedicados a um único cliente.

Por isso, é considerado mais seguro do que as soluções de armazenamento em nuvem pública, em que os servidores são compartilhados entre vários clientes. No entanto, é preciso estar sempre atento, para ameaças, que possam surgir na rede.

armazenamento em nuvem privada

Dados sobre o armazenamento em nuvem privada

Ao contrário do armazenamento em nuvem pública, ele não é publicamente acessível. Contudo, é de propriedade de uma única organização e de seus parceiros externos autorizados.

Os servidores que alimentam uma solução de armazenamento em nuvem privada podem estar localizados em seu escritório. Como por exemplo: no data center de sua empresa, ou no data center de outra empresa.

O armazenamento em nuvem privada também é conhecido como armazenamento em nuvem interno.

O armazenamento em nuvem privada opera com a instalação de um data center. Este tipo abriga uma série de clusters de armazenamento integrados a um aplicativo de virtualização de armazenamento.

Políticas administrativas e um console de gerenciamento fornecem acesso aos diferentes nós de armazenamento e aplicativos dentro da rede da organização.

Os aplicativos, ou nós acessam o armazenamento privado por meio de acesso a arquivos e protocolos de recuperação de dados. Enquanto isso, o aplicativo administrador de armazenamento automatizado aloca capacidade de armazenamento a eles no tempo de execução.

O armazenamento em nuvem privada tem uma arquitetura de vários usuários. Em síntese, um único storage array pode abrigar espaço de armazenamento para vários aplicativos, nós, ou departamentos.

O que torna o armazenamento em nuvem privada diferente?

A principal diferença entre armazenamento em nuvem privada e soluções de armazenagem pública tem a seguinte conclusão. Os servidores que executam uma solução que armazenam dados em nuvem privada são dedicados a um único cliente.

Por outro lado, os servidores que executam uma solução de armazenamento em nuvem pública são compartilhados entre vários clientes. Por esse motivo, as soluções de armazenamento em nuvem privada são inerentemente mais seguras do que o mesmo serviço em nuvem pública.

Enquanto isso, eles também podem oferecer melhor desempenho. Isso, porque os recursos do servidor subjacente podem ser ajustados aos requisitos de desempenho específicos das cargas de trabalho que utilizam os dados. Entretanto, esses servidores não são afetados pela utilização de recursos de outros clientes, no mesmo fornecedor de cloud storage.

Quando devo usar uma solução de cloud storage privada?

As soluções de armazenamento em nuvem privada são ideais para dados de missão crítica que exigem um nível mais alto de segurança. Exemplos incluem dados de clientes, dados financeiros e dados de assistência médica. É também uma solução ideal para dados de missão crítica, onde o desempenho de E / S é crucial.

Existem diferentes tipos de soluções de armazenagem?

Existem dois tipos diferentes de soluções de armazenamento em private cloud que você pode escolher para sua empresa:

O armazenamento em nuvem privada baseado em objeto utiliza uma arquitetura de armazenamento. Logo, armazena dados como objetos que podem ser manipulados por meio de chamadas de API programáticas por aplicativos.

Esse tipo de arquitetura de armazenamento foi popularizado por empresas como o Facebook o Spotify, e o Dropbox. Respectivamente, eles são para armazenar imagens, músicas e outros arquivos. Além disso, é melhor usado para aplicativos que dependem grandes quantidades de dados não estruturados.

O serviço de armazenamento em nuvem privada baseada em blocos utiliza uma arquitetura de armazenamento. Esse tipo, armazena dados em volumes ou blocos que aparecem como um disco rígido em um sistema operacional. Por esse motivo, o armazenamento em private cloud baseado em bloco é ideal para aplicativos que dependem de dados estruturados. Um exemplo disso são os sistemas de arquivos e bancos de dados.

O armazenamento em nuvem privada seria o ideal para o meu negócio?

Isso depende de vários fatores, como: o tamanho do seu negócio, o tipo de projeto a ser estabelecido e muitos outros fatores. Ao utilizar fornecedores de nuvem, uma organização deve reduzir os custos ao mesmo tempo em que recebe serviços e aplicativos que estão no mesmo nível ou melhor do que o que poderia ser feito internamente.

Em virtude disso, uma nuvem privada parece estar a retroceder. Dessa forma, uma organização ainda precisaria construir e gerenciar a infraestrutura de nuvem privada. Contudo, não pode obter nenhum benefício das economias de escala que deveriam vir com a computação em nuvem.

O outro lado deste argumento é que nem todas as organizações podem desistir do controle de fornecedores terceirizados. Um defensor das nuvens privadas argumentaria que ainda há benefícios significativos para as nuvens privadas no sentido de que uma nuvem privada é uma maneira de centralizar grandes instalações de infraestrutura de TI de uma maneira altamente virtualizada. Do mesmo modo, evitando a exposição aos desconhecidos de um fornecedor externo de nuvem.

Editor iCloud

A edição do site icloud.com.br é feita pelo administrador do site. Criamos conteúdo para levar conhecimento aos nossos leitores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo