O que é um resolvedor de DNS?
Um resolvedor de DNS é um software, geralmente uma biblioteca, capaz de obter um nome de domínio, como: icloud.com.br e acessar o DNS para transformá-lo em um endereço IP. À primeira vista, parece ser um pouco confuso, mas você vai entender continuando lendo.
Por que usar resolvedor de DNS no meu domínio?
Os resolvedores de nomes de domínio são os nomes dados aos computadores, comumente localizados com provedores de serviços de Internet – ISPs. Eles também podem vir de redes institucionais que são usadas para responder a uma solicitação do usuário para resolver um nome de domínio. No entanto, esses computadores traduzem um nome de domínio em um endereço IP. Também chamado de resolvedores de DNS.
O problema com o DNS
A maioria das pessoas, de fato, usam seu serviço de DNS padrão em todos os seus dispositivos. No entanto, esses serviços DNS padrão normalmente são fornecidos pelo seu ISP. Outrossim, existem três problemas com o uso do DNS fornecido pelo seu ISP.
Problemas com rapidez no ISP
A maioria dos Resolvedores de DNS do ISP são lentos. É por isso que a maioria dos técnicos recomenda mudar para o DNS do Google. Este site mesmo usa o DNS do Google há anos e isso realmente faz diferença nas velocidades de pesquisa.
Privacidade com resolvedor de DNS
Como um resolvedor de DNS é um sistema que precisa procurar e retornar o endereço IP de cada domínio visitado, esses resolvedores agora conhecem cada um dos sites que você já visitou.
Eles também podem não saber o que você está fazendo nesses sites, mas eles saberão que você estava no site em primeiro lugar. Em todo o mundo, grandes sites adquirem resolvedores externos e seguros, assim como DNS, CDN, SSL, etc.
Censura, ou bloqueio de DNS
Mais uma vez, o resolvedor de DNS é o que retorna o endereço IP do domínio pesquisado. Se o seu DNS for controlado pelo seu ISP, isso dará a eles o poder de bloquear e censurar qualquer site que desejarem. Embora você tenha que confiar no seu ISP, veja este exemplo: digamos que se a carga aumentar no servidor, por conta de um aumento nas visitas do seu site, seu ISP pode controla as visitas programando geo-locais e acessos.
Quais resolvedores de DNS devo usar?
Existem vários resolvedores de DNS, inclusive os que seu IPS fornece. Mas você pode utilizar os benefícios, que o Google e o CloudFlare oferecem e escolher qualquer um deles. O Google tem 8.8.8.8 e Claoudflare tem 1.1.1.1 e continue lendo.
Quais são os resolvedores de DNS do Google?
O DNS público do Google representa dois endereços IP para IPv4 – 8.8.8.8 DNS primário e 8.8.4.4. DNS secundário. O serviço DNS do Google é gratuito e pode ser usado por qualquer pessoa que tenha acesso à Internet.
A notícias mais legal é: você pode usar o IP do DNS do Google em vez dos servidores DNS do seu provedor para melhorar o tempo de resolução e fornecer segurança na sua internet. Você pode também usar como resolvedor de DNS no seu servidor web – ISP, para garantir os mesmos benefícios aos seus site.
O que é 1.1.1.1?
1.1.1.1 é uma maneira rápida e privada de navegar na Internet. É um resolvedor de DNS público da CloudFlare.
Por que usar 1.1.1.1 em vez de um resolvedor de DNS do ISP?
É importante usar, pelas garantias de privacidade e segurança, ao mesmo tempo, pode valer a pena, apenas reduzir o tempo de carregamento da página em seus serviços.
- Rapidez. Eles são quase duas vezes mais rápidos que a próxima melhor opção.
- Os dados nunca são armazenados em discos rígidos e os registros são sempre mantidos por 24 horas.
- Auditorias anuais de terceiros da KPMG podem garantir que elas não estejam violando seus próprios termos.
- Simples e muito fácil para configurar. Apenas vá para 1.1.1.1 em DNS primário e 1.0.0.1 para DNS segundário.
Vá e siga as instruções. Encontre também provedores de DNS de uma empresa especializada, para garantir a presença do seu website na internet.