Nova Forma de Malware Que Está Rondando Por Aí
Os investigadores descobriram uma nova forma de malware que está fazendo as rondas, e é realmente muito desconcertante. Este, que os pesquisadores apelidaram Linux. Wifatch, pode já ter infectado dezenas de milhares de roteadores domésticos dos indivíduos, mas, em seguida, ele passa a proteger ainda mais a rede, especialmente os dispositivos da Internet das coisas que estão reunindo ou transmitir informações.
Para todos os efeitos, ele apareceu como o autor estava tentando proteger os dispositivos infectados em vez de usá-los para atividades maliciosas, disse Mario Ballano da Symantec em um posto on-line depois de os membros da sua equipe descobriram o código.
Combater o Malware que está chegando
Symantec vem monitorando o vírus, uma vez que o descobriu há vários meses, uma nova forma de Malware. E até passaram a propositadamente lhe permitem infectar alguns dos seus sistemas para que eles pudessem ver o que ele faz. Em todo esse tempo, o vírus não parece ter feito nada mal-intencionado; em vez disso, ele pode realmente ser compartimentar a rede infectada para protegê-lo de comportamentos de vigilância e outros ataques de malware. Até agora, as maiores áreas de infecção estão na China e no Brasil, com outros focos de infecção espalhados por todo o mundo.
O malware aparentemente fica em devido à falta de segurança no protocolo Telnet dos computadores infectados. A nova forma de Malware, ironicamente, uma vez infectado, o usuário é solicitado com uma mensagem para alterar sua senha Telnet e ativar a segurança mais forte. Wifatch também aparece para erradicar vírus e outros softwares mal-intencionados, bem como torná-lo mais fácil de depurar o roteador. Wifatch também cria alguma segurança em torno da Internet das coisas dispositivas que têm sido pensados como links fracos na cadeia de segurança cibernética.
O malware incomum aparentemente trabalha para prevenir novas infecções e às vezes até mesmo envia uma mensagem dizendo proprietários de dispositivos para alterar suas senhas do telnet e, ou atualizar seu firmware. Outro aspecto, da nova forma de Malware, é que o código-fonte contém uma linha de texto famosamente utilizada como uma assinatura de e-mail pela ativista liberdade de software e fundador do projeto GNU Richard Stallman.
Ballano acha que o código não parece ser muito secreto, ou que o autor não parece preocupado com os outros descobrir o vírus está em sua rede ou como ele funciona. Como Ballano salientou, porém, ainda é um vírus, posto em prática sem a permissão do usuário. Nenhuma boa ação fica impune verdadeiramente, no entanto, se esse é o sentimento de milhares de usuários de tecnologia que estão atualmente a beneficiar da proteção Wifatch fornece. Compre um Antivírus, o melhor do mercado!