Desativar Gutenberg e voltar ao Editor Clássico
O editor Gutenberg do Wordpress 5.0 acaba de ser incorporado, mas ainda há quem prefere o Editor clássico. Saiba como desativar Gutenberg e retornar para o Editor Clássico.
Com 99,99% de estimativa, de todos os sites WordPress atualmente configurados para funcionar sem Gutenberg, as grandes mudanças que afetam o pique vão afetar literalmente milhões de sites. Portanto, por mais que toda a experiência de Gutenberg possa parecer, a simples verdade é que a grande maioria dos proprietários de sites não está preparada, para usá-lo. Muitas das pequenas empresas não têm tempo, ou orçamento para testar e atualizar sites de clientes para acomodar, este novo editor. Por isso, essa pode ser umas das razões para desativá-lo.
Veja opções, para desativar Gutenberg e retornar ao Editor Clássico
O Gutenberg não acrescentou tantos recursos, ale apenas os separou. E além disso dificultou a inserção de conteúdo para postagens.
Existem opções simples que vão de plugins até mesmo editar o código PHP, para desabilitar o Editor Gutenberg.
Primeira opção para desativar Gutenberg
Esta opção desativa o editor Gutenberg, completamente. Se você tem conhecimentos em PHP e sabe fazer pequenas alterações no código do seu tema, acesse o arquivo funtions.php e cole a seguinte linha.
/* desabilitar gutenberg */add_filter('use_block_editor_for_post', '__return_false');
Isso funciona para Gutenberg 4.1 ou posterior. Também funciona para o WordPress 5.0 beta. Para versões mais antigas, use o código abaixo
Versões mais antigas do WP e do Gutenberg
Para desabilitar completamente o Gutenberg em versões mais antigas, adicione a seguinte linha através de functions.php
add_filter('gutenberg_can_edit_post_type', '__return_false');
Talvez seja necessário um plugin customizado, ou mesmo um plugin obrigatório.
Essa técnica de desativação mais antiga funciona com a versão do plugin do Gutenberg menor que 4.1, junto com versões do WordPress com menos de 5.0 beta.
Dependendo da sua versão do WP e do Gutenberg, qualquer uma dessas técnicas é a maneira recomendada de desativar o Gutenberg. Basicamente, retornamos um valor false, para o gancho correto, que esperamos que não esteja mudando novamente.
Uma vez implementada, esta técnica desabilita o editor Gutenberg, para todos os tipos de post.
Para desabilitar somente em tipos de postagem específicos, confira a próxima técnica.
Se preferir desative o Gutenberg com plugin
Disable Gutenberg é um plugin excelente para quem quer desativar o editor mais novo do Wordpress, o Gutenberg.
Não vamos mostrar todos os detalhes, porque o plugin é fácil de instalar e usar.
A velha maneira e Tradicional de desativar algo
Este método não é recomendado, mas vale a pena mencionar, pois esclarece o que é possível. Basta adicionar a seguinte linha ao wp-config.php
arquivo do seu site , logo antes da linha Tudo, pare de editar:
$_GET['classic-editor'] = true;
Depois de fazer isso, Gutenberg será desativado e a tela do Editor Clássico ativada em todas as telas Editar.
Mas, novamente, essa é uma maneira antiga de desabilitar Gutenberg. Por favor, use um dos métodos anteriores.
Há outros tutoriais que vão além e ensinam como desativar o edito Gutenberg, com outros código. Porém não testamos e com os mencionados acima, a ação foi resolvida.
Versões mais antigas do WP e do Gutenberg
Aqui está como desabilitar o Gutenberg em tipos de posts específicos para versões anteriores do Gutenberg. Se for menos de 4.1 e versões do WordPress com menos de 5.0 beta.
O editor de Gutenberg está ativo apenas nas postagens do WP, onde está habilitado. Por padrão, isso inclui postagens e páginas do WP. Outros tipos de postagem podem ser desativados usando o mesmo filtro gutenberg_can_edit_post_type
. Por exemplo:
function digwp_disable_gutenberg($is_enabled, $post_type) { if ($post_type === 'book') return false; // change book to your post type return $is_enabled; } add_filter('gutenberg_can_edit_post_type', 'digwp_disable_gutenberg', 10, 2);
Em conclusão, a tecnologia de Gutenberg está em constante mudança. Portanto, certifique-se de testar os métodos de código acima com a versão mais recente do Wordpress e Gutenberg, antes de implementar em um site ativo. E, claro, o plugin Disable Gutenberg será mantido atualizado, inclusive com as mais recentes funcionalidades.
Quando isso não funcionar para Wordpress, então será necessário usar o Gutenberg, mesmo contrariado.