Nomes de Domínio de Nível Superior Como Funcionam
Os domínios de primeiro nível – TLD, também conhecidos como nomes de domínio de nível superior, é a última parte de um nome de domínio da Internet. Especificamente, é o grupo de letras que segue o ponto final de qualquer nome de domínio.
Acompanhe estes exemplos para entender definitivamente como isso funciona. Primeiramente, veja como é o domínio de nível superior.
Exemplo de domínio de nível superior
Por exemplo: o domínio de nível superior de iCloud.com.br é o br, que são as letras que seguem o ponto final. Usando o exemplo meudominio.com, o domínio de nível superior é com e novamente, porque essas letras seguem o ponto final.
Na verdade, o ponto geralmente é incluído ao expressar um domínio de nível superior. Portanto, o exemplo acima seria normalmente expresso como .com.
Nomes de domínio de nível superior, conforme reconhecidos pela ICANN, se enquadram nas seguintes categorias.
Domínios Genéricos de Primeiro Nível – gTLD
Esses são os domínios mais comuns dos quais a maioria das pessoas já ouviu falar, como .COM, .ORG, .NET e .INFO.
Atribuição de Nomes e Números da Internet – ICANN, que opera a IANA – Internet Assigned Numbers Authority. E é responsável por manter a zona raiz do DNS
TLD com restritos genéricos
Os nomes de domínio de nível superior com restrição genérica são semelhantes aos domínios de nível superior genéricos. Mas, apenas a elegibilidade se destina a ser restrita e averiguada de forma mais rigorosa.
Veja estes exemplos: .BIZ, .NAME, .PRO
Domínios de primeiro nível patrocinados – sTLD
Esses domínios, no entanto, são propostos e patrocinados por agências ou organizações privadas. A princípio, elas estabelecem e aplicam regras que restringem a elegibilidade para usar o TLD. A IANA também agrupa os sTLDs com os domínios genéricos de primeiro nível.
Os exemplos incluem: .AERO, .ASIA, .CAT, .COOP, .EDU, .GOV, .INT, .JOBS, .MIL, .MOBI, .MUSEUM, .TEL, .TRAVEL
Domínios de nível superior de código de país – ccTLD
Nomes de domínio de primeiro nível com código de país são aqueles geralmente usados para um país ou território dependente. Todos os identificadores de ccTLDs têm duas letras e todos os domínios de primeiro nível de duas letras são ccTLDs.
Exemplos de ccTLDs incluem: .BR para o Brasil, .AR (para a Argentina), .CN para a China, .IN para a Índia, .UK para o Reino Unido, .US para os Estados Unidos e assim por diante.
Domínios de nível superior reservados
A IANA reservou alguns domínios de primeiro nível para uma série de finalidades. Certamente isso inclui a infraestrutura, testes e suporte de organizações internacionais. Por exemplo: os domínios de primeira esfera internacionalizados foram reservados pela IANA para testar nomes de domínio internacionalizados.
Quem é responsável pelos domínios de primeiro nível?
A atribuição de nomes de domínio e endereços IP é feita, sobretudo, pela Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números – ICANN. A ICANN é a organização internacional para a introdução de novos domínios de grau superior.
O aspecto técnico do trabalho da ICANN é realizado pela IANA – Internet Assigned Numbers Authority. Portanto, A IANA é responsável por manter a zona de raiz do DNS.
Alguns dos top nível gTLD
O TLD Genérico é o tipo mais comum que permite que todos os tipos de usuários façam seus registros. Os exemplos mais familiares desse tipo de TLD são:
- .com – para sites comerciais.
- .org – para organizações.
- .net – para redes.
- .xyz – para uso geral.
- .name – para indivíduos.
- .biz – para negócios.
- .info – para plataformas de informação.
Contudo, existem gTLDs que estão restritos para certos usuários, ou tipos de empresas ou instituições: eles são chamados de top-level domain patrocinados.