O que é Wireless Mesh Network
Wireless Mesh Network é qualquer rede sem fio na qual os dados são transmitidos usando a rede em malha. Ou seja, onde os nós não apenas enviam e recebem dados, mas também servem como retransmissão para outros nós. E cada nó, entretanto, colabora na propagação de dados na rede.
Uma Wireless Mesh Network pode ser considerada como uma coleção de nós. Onde cada nó da malha também é um roteador.
Compare isso com um ponto de acesso Wi-Fi em que o serviço pode ser fornecido apenas ao alcance do sinal. E quando ele é desligado, a conexão desaparece. Os nós de malha funcionam de maneira diferente, redirecionando os dados para outro hop. No qual estão conectados, ignorando a área vazia em que um nó pode estar desativado.
Vantagens potenciais de Wireless Mesh Network
- Diminuição da necessidade de gateway de Internet.
- Tecnologia de backup redundante colaborativa. Isso garante a segurança dos dados em caso de falha no disco.
- Capacidade de configurar rotas dinamicamente.
- Requisitos de energia mais baixos, que poderiam ser potencialmente atendidos por fontes de energia renováveis ou de baixo custo.
- Maior confiabilidade. Cada nó é conectado a vários outros nós. Portanto, se um deles sair da rede, seus vizinhos simplesmente encontrarão outra rota.
Estas são apenas algumas das principais vantagens de Wireless Mesh Network
Como a conexão com a Internet se torna mais forte e mais rápida?
Se o seu laptop está no alcance de quatro nós, você está acessando quatro vezes a largura de banda de um roteador sem fio tradicional. Distância desempenha um papel enorme na força do sinal sem fio. Se você reduzir a distância entre o seu computador e o nó sem fio mais próximo em dois, a força do sinal será quatro vezes mais forte.
Os “nós” também podem fornecer conectividade à Internet para dispositivos com fio dentro da rede. Por exemplo: telefones VoIP, câmeras de vídeo, servidores e estações de trabalho de mesa usando cabos Ethernet tradicionais.
A maioria dos “nós” vem com duas ou mais portas Ethernet. E também, por meio de uma tecnologia chamada Power Over Ethernet – PoE. Do mesmo modo, o nó pode fornecer energia a dispositivos independentes, como câmeras de vigilância, sem precisar conectar a câmera a uma tomada elétrica.