Dicas para você monitorar a nuvem e obter mais informações de TI
Aprenda a monitorar a nuvem para obter mais informações de TI. À medida que mais organizações migram para a nuvem, mais usuários estão acessando aplicativos de negócios baseados em nuvem.
Isso, no entanto, cria complexidade adicional para as equipes de TI. E também, abre as portas para problemas significativos que podem atrapalhar os negócios. Consequentemente, organizações públicas e privadas de todos os tipos estão buscando maneiras de monitorar a interação do usuário com seus dados.
A importância de monitorar a nuvem
O monitoramento na nuvem é o processo de avaliação e gerenciamento de serviços, aplicativos e infraestrutura baseados em nuvem. As empresas utilizam várias ferramentas de monitoramento de aplicativos para monitorar aplicativos baseados em nuvem. Aqui você pode dar uma olhada em como funciona. E também, as melhores práticas para o sucesso.
É importante poder ver o que está acontecendo na nuvem. Atualmente, as organizações estão monitorando proativamente os aplicativos na nuvem para obter insights importantes. Principalmente, sobre segurança, uso, desempenho e conformidade. Além de promover uma cultura de conformidade para criar confiança entre eles, seus usuários e seus clientes.
Tipos de serviços em nuvem para monitorar
Existem vários tipos de serviços em nuvem para monitorar. O monitoramento na nuvem não é apenas sobre servidores de monitoramento hospedados no AWS ou no Azure. Para empresas, elas também dão muita importância ao monitoramento de serviços baseados em nuvem que eles consomem. Incluindo coisas como o Office 365 e outros.
- SaaS – Serviços como o Office 365, Salesforce e outros.
- PaaS – Serviços amigáveis para desenvolvedores, como bancos de dados SQL, armazenamento em cache, armazenamento e muito mais.
- IaaS – Servidores hospedados por provedores de nuvem como Azure, AWS, Digital Ocean e outros.
- FaaS – Novos aplicativos sem servidor, como o AWS Lambda e o Azure Functions.
- Hospedagem de aplicativos – Serviços como o Azure App Services, Heroku, etc.
Muitos deles podem ser monitorados, geralmente, ferramentas tradicionais de monitoramento de desempenho de aplicativos. No entanto, para monitorar a nuvem é necessário alguns requisitos exclusivos em relação às ferramentas básicas de monitoramento de servidores.
O que faz as principais ferramentas em um monitoramento de nuvem
- Usa a descoberta automatizada de seu ambiente e o mapeamento da nuvem pública. E além disso, verifica os recursos de infraestrutura locais que suportam serviços e aplicativos de negócios específicos para ver os caminhos de serviços de ponta a ponta.
- Explora os recursos correlacionados para solução de problemas.
- Reduz drasticamente o tempo médio de resolução com análises avançadas que destacam quais recursos de infraestrutura estão afetando o desempenho de outros recursos.
- Obtém alertas dinâmicos ao monitorar a nuvem.
- Assegura que as pessoas certas recebam apenas alertas críticos, poupando muito tempo na investigação de falsos positivos.
Benefícios de monitorar a nuvem
Os principais benefícios de aproveitar as ferramentas de monitoramento de nuvem incluem:
- Eles já possuem infraestrutura e configurações no local. A instalação é rápida e fácil.
- Ferramentas dedicadas são mantidas pelo host. Isso inclui hardware.
- Essas soluções são criadas para organizações de vários tamanhos. Portanto, se a atividade da nuvem aumentar, a ferramenta de monitoramento correta poderá ser dimensionada de maneira perfeita.
- As soluções baseadas em assinatura podem manter os custos baixos. Eles não exigem despesas de inicialização ou de infraestrutura, e os custos de manutenção são distribuídos entre vários usuários.
- Como os recursos não fazem parte dos servidores e estações de trabalho da organização, eles não sofrem interrupções quando problemas locais atrapalham a organização.
- Muitas ferramentas podem ser usadas em vários tipos de dispositivos – computadores desktop, tablets e telefones. Isso permite que as organizações monitorem aplicativos e serviços de qualquer local com acesso à Internet.
Monitore para insights
As organizações podem maximizar o investimento em aplicativos na nuvem para economizar tempo e dinheiro ao coletar insights com base no monitoramento de nuvem. Além disso, elas podem usar essas informações para proteger e otimizar seus ambientes de nuvem. E consequentemente, examinando as principais áreas monitoradas em segurança, uso, desempenho e conformidade. E possível aprender as melhores práticas para seus próprios esforços.
O uso do monitoramento na nuvem
Você fez um investimento na nuvem, por isso precisa saber se os funcionários estão usando seus aplicativos na nuvem com segurança e com a maior vantagem. Por exemplo: os funcionários que usam aplicativos na nuvem da maneira que você pretendia? É por isso que você precisa de visibilidade em seus aplicativos em nuvem.
A adoção é uma métrica importante para monitorar, mas pode ser difícil de avaliar. Geralmente, as organizações começam analisando o número de logins. Mas logons, por si só, não são informações suficientes para realmente ver a imagem maior de como os funcionários estão realmente usando sua tecnologia.
Um exemplo de segurança do monitoramento na nuvem
Os funcionários podem fazer mais, de qualquer lugar e a qualquer hora, com a conveniência de aplicativos em nuvem. Mas eles também expandem a superfície de ataque humano. Isso significa que dados críticos estão disponíveis a todo momento para todos os funcionários com acesso a esses aplicativos. A lacuna de habilidades em segurança cibernética aumenta a vulnerabilidade de sua organização a ameaças internas, ressaltando a necessidade de monitoramento.
Uma boa maneira de encontrar possíveis problemas é monitorando a atividade de login. Procure, portanto, por usuários inativos tentando fazer login. Ou então, faça login em tentativas de locais incomuns ou após o horário comercial normal.
Alterações de perfil e permissão também podem sinalizar um comportamento malicioso. Monitorar a criação de novos perfis e a escalação de privilégios – e quem está realizando essas ações, ajudará a reduzir o uso indevido de dados.