Como calcular os custos de computação em nuvem
Determinar os custos potenciais da computação em nuvem pode ser um pouco complexo se você não calcular com a ajuda dos provedores, que podem incluir espaço de armazenamento, rede, software e computação. Você não apenas se depara com as diferentes estruturas de preços dos provedores de nuvem, mas também deve encontrar uma maneira razoável de estimar os recursos de que precisará no futuro.
Nesse sentido, apesar de seus melhores esforços, não há garantia de que seus cálculos estarão corretos. Isso se deve à arquitetura de custo variável da nuvem.
Uma maneira de estimar o uso futuro é olhar o que você usou no passado. Por exemplo, se você puder olhar para suas contas de luz do ano passado, você pode ter uma boa ideia de quais serão suas despesas nos próximos meses. Isso pressupõe que você não está fazendo nenhuma mudança drástica no uso de eletricidade.
Avaliando os custos de cloud computing
Aqui está o o que você pode achar um problema na avaliação dos custos da computação em nuvem. Suponha que você tenha um site que comercializa um determinado produto. Por ter chegado ao mercado na hora certa e com uma excelente promoção, o site decola. Graças à escalabilidade da nuvem, recursos suficientes são automaticamente aumentados para atender ao aumento da demanda. Isso é bom, porque quanto mais popular o seu site se torna, mais vendas são realizadas. Por outro lado, seus custos de computação em nuvem podem disparar.
Antecipar a necessidade de recursos é a chave para calcular os custos de computação em nuvem. Esses recursos incluem computação, armazenamento e rede, como já foi mencionado. Você pode descobrir que seu orçamento de computação em nuvem precisa ser tão flexível quanto os recursos de nuvem que você está usando.
Calcule seus custos estimados de infraestrutura em nuvem
Depois de determinar seus custos atuais de infraestrutura, agora é hora de calcular seus custos potenciais de infraestrutura em nuvem. Sua auditoria deve fornecer um conhecimento sólido da capacidade de rede, armazenamento e banco de dados de que você precisa para executar os aplicativos que deseja migrar para a nuvem.
Enquanto os preços da nuvem costumavam ser extremamente complicados, os provedores de infraestrutura em nuvem simplificaram suas estruturas de preços para que os clientes em potencial possam entendê-los mais facilmente. Existem muitas calculadoras de custos de computação em nuvem disponíveis para lhe dar uma ideia de quais podem ser seus custos de infraestrutura de nuvem, independentemente de você já ter selecionado um provedor de nuvem. Aqui está uma pequena lista:
- Calculadora de custo total de propriedade (TCO) da Amazon Web Services – AWS e calculadora de custo mensal mais detalhada.
- Calculadora de preços do Google Cloud Platform.
- Calculadora de preços do Microsoft Azure.
- Calculadora da Rackspace.
- Calculadora do IBM Bluemix.
Como a Thorn Technologies é certificada pela AWS, estamos mais familiarizados com a Calculadora de TCO do Access AWS, vamos dar uma olhada nisso.
Fazer a estimativa de custos
A primeira etapa é inserir sua infraestrutura local existente ou planejada. Começando com a calculadora básica, você terá que inserir as seguintes informações:
Servidores
- Tipo de servidor.
- Número de máquinas virtuais.
- Núcleos de CPU.
- Memória em GB.
- Hypervisor, sistema operacional convidado e DB Engine, se você inserir um tipo de servidor.
Armazenamento
- Tipo de armazenamento.
- Capacidade de armazenamento bruta.
- Porcentagem acessada com pouca frequência, isso se você usar armazenamento de objeto.
Nos custos de computação em nuvem, você pode adicionar linhas para vários tipos de servidor e armazenamento, se necessário.
A calculadora avançada solicitará mais detalhes sobre seus servidores e armazenamento e considerará a rede e a mão de obra de TI no cálculo do TCO. Preferimos usar a versão Avançada da calculadora de TCO, pois mais detalhes o ajudarão a calcular um custo potencial mais preciso e holístico.
Depois de enviar suas informações, a calculadora irá gerar um relatório que resume a comparação do TCO de três anos por categorias de custo. Você pode então fazer o download de um relatório completo que fornece análises detalhadas de custos, as premissas e a metodologia usada no modelo de custo e as perguntas mais frequentes.
AWS com calculadora de TCO
A AWS também fornece uma calculadora de TCO para comparar o custo de execução de aplicativos de backup e arquivamento na AWS em comparação com um ambiente local.
Além de uma calculadora de TCO, a AWS fornece uma calculadora de custos de computação em nuvem mensal que permite que você faça uma estimativa detalhada de sua fatura mensal da AWS. Para usar esta calculadora com eficácia, você precisará de conhecimento profundo de quais componentes da AWS você pode precisar, a quantidade de dados que você precisa armazenar e muitos outros aspectos de seu ambiente de nuvem potencial.
Se você ainda não tem todas essas informações, a AWS oferece alguns cenários comuns de clientes, como um grande aplicativo da web sob demanda, um site de marketing e um cenário de backup e recuperação de desastres.
Você pode usar esses modelos como pontos de partida e ajustá-los para melhor se adequar à sua situação atual. Embora os cenários e os detalhes certamente mudem, esta calculadora será útil para fornecer uma ideia aproximada do custo mensal que você terá que fazer um orçamento.