Como ganhar dinheiro no YouTube, o segredo para monetizar seu canal
Existem várias maneiras de ganhar dinheiro no YouTube, mas não é tão simples quanto parece. Provavelmente você aprenderá que é preciso muito esforço para começar e não há garantia de que valha a pena. Tudo vai depender do que você postar e de como as pessoas vão curtir seu canal.
Portanto, se você está procurando uma forma fácil de ganhar dinheiro, pode considerar outras maneiras de fazê-lo. Especialmente maneiras de ganhar dinheiro sem um emprego tradicional e de maneira rápida. Que tal investir em Criptomoedas? Talvez você consiga ser um Trader e ter rendimentos logos nos primeiros dias de investimento. É possível!
Porem, o YouTube é uma fonte, que para muitos se tornou a maneira ideal de ganhar dinheiro e até ficar rico. Você também pode, mas tem que trabalhar bastante. Aliás os ricos só são ricos porque trabalha muito.
Quando eu era funcionário de uma empresa em São Paulo, chagava cansado as 8 horas da manhã, porque trabalhava o dia todo e fazia faculdade à noite. Depois eu fui promovido e comecei trabalhar no mesmo andar do prédio que o dono da empresa ficava. Eu falei “ficava”? Me desculpe, era o local onde ele trabalhava muito. Digo isso, porque eu passei a conhecê-lo e fiquei sabendo que ele chagava as 6 horas e só saía após as 20 horas, todos os dias. Tá bom, vamos em frente e ver como ganhar dinheiro no YouTube!
- Criar um canal no YouTube é o primeiro passo
- O que eu preciso fazer para ganhar dinheiro no YouTube?
- Como Ganhar Dinheiro no YouTube – Siga o Passo a Passo
- Requisitos mínimos de qualificação para ativar os recursos de monetização
- Vamos para as etapas de monetização do canal YouTube
- Outras formas de monetizar seu canal além do Adsense
- Confira o YouTube Premium
- Use colocação de produto e patrocínio de vídeo
- Vender produtos ou serviços aos espectadores
- Encontre fãs no mundo real
- Recorra ao financiamento coletivo
- Como vender sua própria mercadoria no YouTube?
- Imagine e projete seu produto
- Forneça e, ou crie seu produto
- Crie sua loja e página de destino
- Promova seu produto em seus vídeos
- Como criar conteúdo patrocinado em seus vídeos?
- Encontre uma marca para fazer parceria
- Faça um acordo
- Seja transparente sobre seu #anúncio patrocinado
- Palavras finais
Criar um canal no YouTube é o primeiro passo
Você está interessado em criar um canal no YouTube e ganhar dinheiro com ele, certo? Pois é, este é o primeiro passo para o seu sucesso como influencer, Youtuber, blogueiro(a), ou qualquer outro título.
Se você já tem uma conta no Google, use-a para se conectar ao YouTube. Se não você pode criar uma conta gratuitamente no Google, primeiro e depois use a mesma conta para: YouTube, AdSense, Gmail e todos os serviços do Google.
Para criar um canal pessoal, siga estas instruções e você poderá gerenciar com sua conta do Google.
- Faça login no YouTube em um computador ou no site móvel.
- Clique na sua foto do perfil e Criar um canal.
- Aparecerá uma janela para iniciar o processo.
- Verifique os detalhes, como o nome e a foto da sua Conta do Google, e confirme para criar seu canal novo.
Mais dúvidas?
Clique neste link do Suporte Google – E veja todas as opções completas para criar seu canal.
Bom, agora que você já tem um canal, siga estas etapas importantes, com as primeiras recomendações, logo abaixo:
O que eu preciso fazer para ganhar dinheiro no YouTube?
Você já criou seu canal no YouTube, certo? Agora, a primeira coisa a fazer é: seja social. Isso mesmo, o YouTube é uma rede social, onde as pessoas se cruzam online para ver vídeos umas das outras. Então, você depende de pessoas que eventualmente vão gostar do que você postar em seu canal. Em contrapartida, você pode retribuir, fazendo o seguinte:
- Assistir aos vídeos de outras pessoas.
- Se inscrever nos canais que você gostar. Isso é super importante.
- Fazer comentários nos vídeos – e curtir também.
No exemplo acima, eu escolhi um canal ainda não monetizado, para que possamos ajudá-lo a monetizar, quando alcançar ele 1000 inscritos.
Lembre-se de que você também vai precisar disso. Então comece ajudando os outros. É totalmente grátis!
Ainda falando sobre isso, eu poderia ter indicado o canal do Felipe Neto, ou do Whindersson Nunes, como exemplo, porque são pessoas famosas, carismáticas e bem-sucedidas. Mas eu preferi um canal que está começando. Recomendo que assine os canais deles também – e se inscreva nos canais de outras pessoas famosas, pois elas carregam consigo, boas energias. E além disso, atraem milhares ou milhões de seguidores, assim como muito dinheiro.
Se você acessou o link do canal mencionado acima, assistiu algum vídeo e cumpriu todas as etapas, está no caminho certo. Afinal, é isso que você quer outras pessoas façam no seu canal, não é? Claro que sim, senão ele não será monetizado. É importante se envolver com outros canais, porque alguém com muitos seguidores poderá lhe seguir também e atrair mais usuários para seu canal.
- Salve para ler mais tarde, ou guarde em sua rede social.
Como gravar vídeos e enviar para o YouTube?
Segundo informações do suporte Google, o YouTube não possui um recurso de webcam para gravar vídeos. Você pode usar o software em seu computador para gravar e salvar um vídeo. Então, você pode enviar o vídeo para o YouTube.
Existem alguns aplicativos para fazer este trabalho. Um software popular como o Photo Booth para Mac OS X e Camera para Windows 8+ pode ser uma boa ideia. Se você tiver outro sistema operacional, pode ser necessário pesquisar como gravar vídeos usando sua webcam. Normalmente, você pode encontrar informações no manual do dispositivo ou online.
Se você tiver um dispositivo móvel, poderá gravar vídeos com a câmera do seu telefone e enviá-los com o aplicativo do YouTube. Esta é uma das formas de começar a ganhar dinheiro no YouTube.
Mas para criar vídeos profissionais e adicionar recursos mais atraentes, você vai precisa de um bom editor de vídeos. Pesquise na internet e escolha o melhor que atenda suas necessidades. Há alguns editores de vídeo PRO que custam uma pequena taxa, mas existem bons editores grátis também.
Se você estiver começando, pode escolher um editor de vídeo grátis
Tudo bem até aqui? Os próximos passos mostrarão como ganhar dinheiro no YouTube através de canais monetizados com anúncios.
Como Ganhar Dinheiro no YouTube – Siga o Passo a Passo
Primeiramente, a receita de anúncios é a maneira mais óbvia de ganhar dinheiro no YouTube. Mas não é a única maneira – ou, para ser honesto, a melhor maneira.
Por outro lado, você precisa saber quais são os requisitos, já que o seu canal está criado e provavelmente recebendo vídeos.
Requisitos mínimos de qualificação para ativar os recursos de monetização
Lembre-se de que cada recurso tem seus próprios requisitos. Alguns recursos podem não estar disponíveis para você devido a requisitos legais locais.
Depois de ser aceito no Programa de Parcerias do YouTube, você pode obter acesso a estes recursos de monetização:
Tipo de Receita | Requisitos |
---|---|
Receita de anúncio | Ter pelo menos 18 anos ou ter um tutor legal com mais de 18 anos que possa cuidar de seus pagamentos por meio do Google AdSense.Crie conteúdo que atenda às nossas diretrizes de conteúdo adequado para anunciantes |
Clubes dos canais | Ter pelo menos 18 anos.E também ter mais de 1.000 assinantes. |
Prateleira de mercadorias | Ter pelo menos 18 anos.E ter mais de 10.000 assinantes |
Super Chat e Super Stickers | De novo, deve ter pelo menos 18 anos.Morar em um país e, ou região onde o Super Chat está disponível. |
Receita do YouTube Premium | Crie conteúdo assistido por um espectador que é assinante do YouTube Premium. |
Vamos para as etapas de monetização do canal YouTube
Sei que o artigo é longo, mas siga estas etapas, ou desista para sempre. Você tem muita informação valiosa a partir daqui.
1 – Participe do Programa de Parcerias do YouTube
A primeira fonte de receita que você provavelmente irá explorar são os anúncios. Quer você queira ganhar dinheiro no YouTube sem criar vídeos ou como criador de conteúdo, ingressar no Programa de Parcerias do YouTube e configurar a monetização é uma etapa vital.
Você terá que concordar em seguir todas as políticas de monetização do YouTube e morar em um país ou região onde o Programa de Parcerias do YouTube esteja disponível . Em seguida, você pode se inscrever para monetização assim que atingir 1.000 assinantes e 4.000 horas de exibição no ano passado.
Veja como ativar a monetização no YouTube:
- Faça login na conta do YouTube que deseja monetizar.
- Clique no ícone da sua conta no canto superior direito.
- Clique em YouTube Studio.
- No menu esquerdo, selecione Outros recursos e, em seguida Monetização.
- Leia e concorde com os termos do Programa de Parceiros YouTuber.
- Crie uma nova conta do Google AdSense ou conecte uma conta existente ao seu canal. Você precisa de uma conta do AdSense para receber o pagamento.
- Defina suas preferências de monetização.
Feito isso, volte para o painel e clique na guia Analytics no lado esquerdo. A partir daí, você precisará escolher Receita nas guias na parte superior e, em seguida, rolar para baixo até o gráfico Receita estimada mensal para ter uma ideia de sua receita prevista no YouTube.
2 – Conecte-se ao Google AdSense
Para ser aprovado como parceiro, você precisa conectar seu canal ao Google AdSense, o sistema de publicidade da empresa. Os anunciantes usam o AdSense para licitar por espaço em vídeos com base em fatores como seu público, tópico do vídeo e palavras-chave relevantes.
Em geral, você será pago com base no número de “impressões” que seus vídeos obtêm; é quando alguém clica ou assiste a um anúncio. Os anúncios não são exibidos sempre que alguém assiste a um vídeo, portanto, as visualizações não se traduzem diretamente em dinheiro no banco. Além disso, o YouTube fica com uma parte da receita de anúncios; não divulgaria essa taxa.
Quanto você paga pelo YouTube por visualização?
Lembre-se de que você não é pago por exibição de vídeo. Em vez disso, você é pago pelas vezes em que alguém assiste ou clica em um anúncio exibido em seu vídeo.
O Influencer Marketing Hub diz que, embora o pagamento varie, o canal médio do YouTube pode esperar ganhar cerca de $ 18 por mil visualizações de anúncios. Isso se traduz em $ 3 a $ 5 por 1.000 visualizações de vídeo.
Quantas visualizações você precisa para receber o pagamento no YouTube?
Então, quando você começa a ganhar dinheiro no YouTube? Você será pago quando seu saldo atingir $ 100 (cem dólares).
Digamos que sejam necessárias cerca de 1.000 exibições de vídeo para ganhar $ 4 com os espectadores que viram os anúncios. Você precisaria de 25.000 exibições de vídeo para ganhar $ 100 com esses anúncios.
Todos estes exemplos, são apenas suposições.
Se você tiver um canal pequeno, talvez seja pago apenas em alguns meses. Você pode querer reservar parte desse dinheiro para impostos porque o Google, que emite os pagamentos do AdSense, pode não deduzir toda a sua obrigação fiscal.
Outras formas de monetizar seu canal além do Adsense
Confira o YouTube Premium
O AdSense não é a única maneira de os parceiros ganharem dinheiro no YouTube. Você também pode disponibilizar vídeos no YouTube Premium, que é o serviço de assinatura sem anúncios do site. Você receberá uma parte da receita das taxas de assinatura, com base na quantidade de membros que assistem aos seus vídeos.
Use colocação de produto e patrocínio de vídeo
Esta é outra maneira de ser pago no Youtube: empresas interessadas no público de seu canal podem patrocinar seus vídeos ou oferecer a você ofertas de colocação de produtos em troca de uma mensagem. Você provavelmente receberá pagamentos por venda ou em níveis de comissão.
Pesquise em sites de marketing afiliados, como ShareASale, ClickBank e CJ Affiliate, para possíveis parceiros corporativos – e certifique-se de garantir a empresa e os produtos que está vendendo antes de se inscrever.
Se você tiver um endosso ou colocação de produto em um vídeo, deve notificar o YouTube marcando a caixa “vídeo contém promoção paga” na guia de configurações avançadas de seu gerenciador de vídeo.
Vender produtos ou serviços aos espectadores
Se você tiver mercadorias ou oferecer um serviço relevante para o seu público, informe-os sobre isso e forneça links em seus vídeos. Por exemplo, Ryan Kaji, estrela do canal infantil do YouTube Ryan’s World, vende brinquedos, camisetas e outros itens.
Vender um produto físico pode exigir que você compre materiais ou encontre um fabricante, mas você também pode vender itens para download, como e-books ou impressões de arte. Tenha um sistema de pagamento seguro em vigor antes de anunciar seus produtos.
Encontre fãs no mundo real
Meetups e eventos semelhantes permitem que os YouTubers se conectem com os espectadores e vendam mercadorias. Eles geralmente são mais adequados para aqueles com assinantes ativos e engajados.
Aqueles com públicos menores podem querer pular eventos com ingressos e apostar nas vendas de mercadorias. Ou se, por exemplo, seus vídeos ensinam os espectadores a desenhar, você pode criar uma aula gratuita em um parque local e vender seu livro de técnicas de desenho depois.
Recorra ao financiamento coletivo
Existem dois tipos principais de financiamento coletivo: recorrente e baseado em projetos. O crowdfunding recorrente permite que os contribuidores paguem uma quantia especificada por eles em um cronograma regular.
Você gostaria de maximizar esse tipo de financiamento para transformar um canal em um fluxo de receita substancial? Incentivos como chats de vídeo individuais, aulas particulares ou mercadorias podem motivar os espectadores a se inscreverem.
Se você tem uma ideia para um projeto que requer apoio financeiro, uma campanha de crowdfunding baseada em projeto é o caminho a percorrer. Comece com sites como Indiegogo, Kickstarter, GoFundMe ou Patreon.
Como vender sua própria mercadoria no YouTube?
Talvez você se identifique primeiro como criador de conteúdo e depois como empresário. Como alternativa, você é primeiro um empreendedor e depois criador de vídeos. Isso significa que provavelmente já tem um produto e está projetando sua estratégia de marketing no YouTube para vendê-lo.
De qualquer forma, a mercadoria é uma forma viável de ganhar dinheiro com o YouTube.
Imagine e projete seu produto
Os produtos para seu canal têm como objetivo representar e alimentar a conexão do seu público com você. Isso significa que sua mercadoria deve ser única.
A estrela havaiana do YouTube, Ryan Higa, lançou sua bebida energética à base de leite Ninja Melk para alavancar a popularidade de sua comédia viral, Ninja Melk. Embora ele também venda camisetas e outros produtos de sua loja online, o apelo de Ninja Melk é amplo o suficiente para ter seu próprio site .
Dica profissional: você pode ter mais ideias de produtos do que pode estocar. Portanto, comece mergulhando os dedos dos pés na água com um ou dois itens. Mas certifique-se de envolver seu público no processo de tomada de decisão. Faça uma pesquisa sobre o que eles querem. Ou crie buzz oferecendo produtos únicos relacionados a grandes marcos de contagem de assinantes.
Forneça e, ou crie seu produto
Na maioria dos casos, você precisará de um fabricante, fornecedor ou atacadista para fabricar e entregar seu produto. Alguns fornecedores irão entregá-lo a você, e alguns irão poupá-lo das dores de cabeça de estoque, envio e devoluções, tratando-o eles próprios.
Se você não tiver certeza de por onde começar, consulte tópicos na internet, sobre como encontrar uma empresa tradicional para tornar seu sonho realidade .
Crie sua loja e página de destino
Você precisará de um site separado para lidar com as compras. Se você deseja vinculá-lo diretamente de seus vídeos, consulte a lista de sites de mercadorias aprovados do YouTube.
Ative sua estante de mercadorias de parceiro do YouTube
Os parceiros do YouTube também podem usar o recurso de estante para vender mercadorias de seus canais. Se você estiver qualificado, siga as instruções do YouTube para ativá-lo.
Promova seu produto em seus vídeos
É aqui que entra o seu charme. Vista ou use sua mercadoria em seus vídeos. Apresente os espectadores que compraram e estão usando. (Se estivéssemos em outra plataforma, poderíamos chamar isso de conteúdo gerado pelo usuário).
E não se esqueça de adicionar o link da sua loja às descrições do vídeo e incluir telas finais e cartões com frases de chamariz atraentes.
Como criar conteúdo patrocinado em seus vídeos?
Você não precisa estar no Instagram para ser um influenciador. A vantagem da estratégia é que você não precisa dar ao YouTube uma parte de seus ganhos. Você negocia diretamente com a marca e eles pagam diretamente. Não é à toa que é uma forma popular de os YouTubers ganharem dinheiro.
Se você puder oferecer às marcas um público grande e, ou engajado; e seu conteúdo for relevante para o mercado-alvo deles; eles provavelmente vão querer te ouvir.
Encontre uma marca para fazer parceria
A qualidade é importante, quando se trata dos nomes com os quais você trabalha. Você provavelmente já tem uma lista de desejos das marcas dos sonhos. Esteja você almejando as estrelas ou construindo seu estilo de base, certifique-se de aperfeiçoar o argumento de venda de sua marca antes de enviá-lo.
Considere também se inscrever em uma plataforma de marketing de influenciador. Esses são sites intermediários que ajudam as equipes de marketing a encontrar influenciadores apropriados para trabalhar.
Faça um acordo
De acordo com este estudo recente da plataforma de marketing de influenciadores Klear, os vídeos do YouTube são, em média, o tipo mais caro de conteúdo patrocinado que as marcas podem comprar de influenciadores. Basicamente, os influenciadores do YouTube são capazes de cobrar mais por seus vídeos do que por histórias do Instagram ou postagens no Facebook, porque a produção de vídeos é mais cara.
Embora sua taxa varie de acordo com o tamanho do seu público, engajamento e relevância para o seu parceiro em potencial, saiba o seu valor antes de assinar um contrato.
Seja transparente sobre seu #anúncio patrocinado
O conteúdo patrocinado é publicidade. Isso significa que você precisa estar em conformidade com as políticas de anúncios do Google. Um exemplo disso é: a FTC (EUA) e a ASA (Reino Unido) têm diretrizes das quais você também deve estar ciente, se for americano ou britânico. Porém, aqui no Brasil ainda não tem uma regulação tão bem definida para isso, até este momento.
A transparência é boa para a sua saúde jurídica, mas também para o seu relacionamento com o seu público. O YouTube tem um recurso de divulgação visível para ajudá-lo a garantir que seu público esteja ciente de que você está anunciando para eles.
Torne-se um parceiro afiliado e divulgue no seu canal
Se o seu público do YouTube é leal e engajado, mas ainda não chegou lá em termos de número de funcionários, procure empresas que investem em marketing de afiliados.
Os YouTubers afiliados a empresas incentivam seus espectadores a visitar a loja online da marca ou páginas de produtos específicos. Eles então obtêm uma porcentagem das vendas feitas por meio de seus – você adivinhou – links de afiliados.
Em termos de configuração e logística, as parcerias de afiliados são semelhantes aos negócios de conteúdo patrocinados em blogs do WordPress. Só para citar este exemplo!
Só não esqueça de adicionar os links de sua parceria de afiliados, ou não terá nenhum ganho.
Palavras finais
Sinto muito em dizer que não é fácil ganhar dinheiro no YouTube, mas é gratificante quanto a persistência toma conta do espírito empreendedor que você tem e as receitas começam surgir. Portanto, siga em frente e nunca desista, em vez disso aprimore aquilo que não está atraindo clientes e assim alcançará o sucesso.