O que é iCloud Private Relay e como funciona?
A Apple anunciou os recursos do iCloud + com o lançamento do iOS 15 e um deles se chama iCloud Private Relay. O serviço está incluído na compra de armazenamento iCloud.
O iCloud Private Relay mantém seu endereço IP e atividade de navegação criptografados e ocultos do seu provedor de serviços de Internet (ISP), dos sites que você visita e até mesmo da Apple. O serviço pode ser habilitado na opção Configurações em seu dispositivo.
Embora o iCloud Private Relay seja semelhante a uma rede privada virtual (VPN), na verdade oferece maior privacidade. O iCloud Private Relay usa dois servidores de retransmissão separados, para desassociar seu endereço IP e o tráfego da web, o que mantém sua atividade oculta de todos.
Mas qual é a definição correta para ICloud Private Relay?
Em português pode se chamar de retransmissão privada e é um serviço da Apple que garante que o tráfego do Safari que sai de um iPhone , iPad ou Mac seja criptografado. Ele usa dois relés de Internet separados para garantir que as empresas não possam acessar informações pessoais como endereço IP, localização e informações de navegação para criar um perfil detalhado sobre você. Isso é ICloud Private Relay propriamente dito!
Testes de retransmissão privada e velocidade de rede
O Private Relay usa uma conexão única e segura para manter a privacidade e o desempenho. Esse design pode impactar como a taxa de transferência é refletida em testes de velocidade de rede que normalmente abrem várias conexões simultâneas para entregar o resultado mais alto possível.
Embora algumas medições de teste de velocidade possam parecer mais baixas quando o Private Relay está habilitado, sua experiência de navegação real permanece rápida e privada.
E como funciona a retransmissão privada?
Em um determinado dia, você pode usar uma variedade de redes para navegar na web, seja a internet em sua própria casa ou uma rede Wi-Fi pública quando estiver fora e em trânsito.
Nos bastidores, provedores de rede e sites podem combinar sua identidade e histórico de navegação para criar perfis detalhados sobre você. Para ajudar a proteger sua identidade e privacidade online; especificamente, por meio do navegador Safari; a Apple oferece Private Relay por meio do iCloud +.
O Private Relay; ou para nós retransmissão privada; permite que você navegue pelo Safari no que a Apple descreveu como: uma forma ainda mais segura e privada. E como já foi dito acima, ele garante que o tráfego que sai do seu dispositivo seja criptografado. Dessa forma, ninguém poderá interceptá-lo e lê-lo. Além disso, coloca todas as suas solicitações por meio de dois retransmissores de Internet separados.
É algo muito geek, mas o resultado final é que ninguém, incluindo a Apple, pode ver quem você é ou quais sites você está visitando. Ele faz isso sem afetar o desempenho também.
O fato é que a Apple tem sido muito cuidadosa para não chamar Private Relay de VPN. Isso porque não tem tantos recursos quanto uma VPN típica.
Por exemplo: você não pode usar Private Relay para geolocalização e, ou assistir Netflix. No entanto, ele pode criptografar todas as suas conexões, incluindo quaisquer conexões legadas que não usam HTTPS, para ocultar seu endereço IP real. Também evita que qualquer pessoa; até mesmo a Apple; saiba quem você é e onde está se conectando na web.
Ativar seu Private Relay ou retransmissão privada (como queira chamar)
Ative o Private Relay para proteger seu endereço IP e atividade de navegação no Safari:
São etapas facílimas que você pode seguir no seu dispositivo Apple.
No seu iPhone, iPad ou iPod touch, faça o seguinte:
- Vá em Ajustes > [seu nome]>
- Em seguida, toque em iCloud.
- Depois em Retransmissão Privada ou (Private Relay).
- Termine a configuração.
No Mac
- Escolha o menu Apple.
- Depois, Preferências do Sistema e clique em ID Apple.
- Selecione iCloud e por fim, Private Relay.
Você pode tocar em Local do endereço IP para escolher uma configuração para o seu endereço IP.
Manter a localização geral permite que os sites mostrem o conteúdo localizado no Safari, enquanto o seu endereço IP permanece oculto.
Usar país e fuso horário usa uma localização mais ampla para seu endereço IP, ainda dentro de seu país e fuso horário
O que o Private Relay pode fazer?
O Private Relay permite que você escolha a localização do seu endereço IP. Você pode escolher seu endereço IP geral, para que os sites ainda possam fornecer alguns dados de localização. Ou você pode escolher um endereço IP em algum lugar do seu país e fuso horário, para obter mais anonimato, mas conteúdo online menos personalizado.
Isso significa que o Private Relays ainda usa sua localização geográfica existente aproximada, então você não pode usá-lo para outras atividades VPN, como streaming de conteúdo Netflix de um país diferente.
Por outro lado, Private Relay é realmente mais seguro do que uma VPN tradicional. A Apple ofusca suas informações de identificação de endereço IP e as envia a um segundo servidor para atribuir um endereço IP temporário, o que significa que suas informações são mascaradas duas vezes e nem a Apple, a empresa de retransmissão terceirizada que ela usa, nem o site que você está visitando podem Acompanhar você.
Quais as outras limitações se elas existem?
Para começar, estará indisponível em alguns países devido a limitações regulatórias. Esses países incluem China, Bielo-Rússia, Colômbia, Egito, Cazaquistão, Arábia Saudita, África do Sul, Turcomenistão, Uganda. Até o momento desta postagem!
Além disso, Private Relay só funciona com Safari, tornando-o muito mais limitado do que outros serviços VPN, porque você não pode usá-lo em nenhum navegador ou aplicativo.
Qual é a diferença entre o iCloud Private Relay e uma VPN?
Por mais legal que seja esse recurso Private Relay, definitivamente não é uma VPN. Ele fará um ótimo trabalho ao prevenir o perfil de sua atividade na web com base em seus dados básicos de conexão. Mas tem muitas deficiências em comparação com uma VPN real. Alguns deles incluem:
- Ele só funciona com o Safari, e não com qualquer outro aplicativo ou navegador da web que você usa.
- Tecnicamente, algumas outras informações de DNS e um pequeno subconjunto de tráfego da web relacionado ao aplicativo irão usá-lo, mas é melhor pensar nisso como algo exclusivo do Safari.
É facilmente identificável como um servidor proxy, com o qual muitas redes grandes, como as de escolas ou empresas, não funcionam.
- A maioria das VPNs boas se disfarça para parecer tráfego normal não proxy.
- Como mencionado, ele não pode ocultar a região da qual você está se conectando, apenas sua localização de IP específica , portanto, você não pode acessar conteúdo bloqueado de sua região ou experimentar sites como se estivesse se conectando de outro país.
Se tudo o que você realmente deseja fazer é impedir que os sites criem um perfil seu e o vendam a anunciantes e corretores de dados, usar o iCloud Private Relay no seu iPhone, iPad ou Mac é uma ótima opção. É rápido, fácil e se você já paga por qualquer quantidade de armazenamento do iCloud, você o obterá gratuitamente.
Muito bom, informação top!
bom artigo sobre iCloud Private Relay.