Corrigir Problema de Index Coverage no Seu Web Site
Webmasters estão recebendo mensagens do Google Search Console que diz: Foi detectado um novo problema de index coverage no site. Corrigir index coverage é uma tarefa importante para a saúde do seu site e é disso que vamos tratar nesta postagem.
E a mensagem continua. O Search Console identificou um impacto relacionado a Index Coverage no seu site, que foi afetado por 1 novo problema. Isso significa que index coverage poderá ser afetado negativamente nos resultados da Pesquisa Google. E continua recomendando, que você revise e considere corrigir esse problema. É muito bom ler o que o Google manda e melhor ainda é obedecer e procurar adequar as páginas do site, para que sejam indexadas. Se você deseja fazer isso, continue lendo.
Vamos trabalhar em cima de sites com WordPress, mas você pode tomar como base, para corrigir este problema em seu site Joomla, ou qualquer outro CMS. Se o seu site foi desenvolvido em PHP, ou qualquer outra linguagem, também pode acompanhar parte deste post, para corrigir.
Como corrigir problema de index coverage
Quando você recebe a mensagem o primeiro passo é clicar no link para abrir o Google Search Console, obviamente, você deve estar logado em sua conta Google para acessar a página.
A partir daqui vamos chamar index Coverage, de COBERTURA DE ÍNDICE, que é de fato, a mesma coisa, só que em português.
Você pode ficar assustado, com a quantidade de páginas não indexadas, erros 404 e páginas excluídas na seção cobertura de índice, no Google Search Console. Porém seria muito pior, se você não tivesse essa informação e consequentemente, não pudesse corrigir o problema. Felizmente o Google gentilmente nos avisa sobre estes problemas.
Quando você entra no Google Search Console, você uma página parecida com esta.
Saiba como resolver o problema de index coverage
Primeiro verifique os ERROS se houverem. Clique sobre a aba ERROS e logo abaixo aparecerá a lista de páginas com erros, ou mostrará um índice de erros, em uma seção chamada de Status.
Clique sobe uma dessa linhas, para abrir uma página, onde mostra a URL. Digamos que você clicou em URL enviado não encontrado (404). Uma página se abrirá e nela você verá a lista de páginas 404.
Role para baixo até a seção Exemplos.
Clique sobre uma URL, para abrir a lista de opções Detalhes da página
no lado direito, com os seguintes índices:
- TESTAR O BLOQUEIO DE ROBOTS.TXT
- BUSCAR COMO O GOOGLE
- VISUALIZAR COMO RESULTADO DA PESQUISA
- ENVIAR AO ÍNDICE
Você pode clicar em todas as opções, mas você já sabe que sua página tem um erro 404, então o que você tem que fazer é selecionar a URL, copiar e colar no seu navegador. Faça isso com todas as páginas se todas estiverem funcionando, você então vai para próxima Aba.
NOTA: você pode enviar a URL ao índice, em corrigir problema de index coverage, mas o seu site inteiro já está no índice do Google e talvez não seja necessário, mas fica como opção, se você não conseguiu corrigir todas as URLs desta seção.
Agora vá para a Aba VÁLIDA MAS COM AVISOS
Nesta aba pode ter vários fatores que geraram os avisos. O Google diz que pode seu páginas indexadas, mas que tem algum problema e ainda você pode não querer que elas sejam indexadas.
Neste caso, clique em VER DETALHES e veja se você pode fazer alguma ação. Se não, espere até que o Google volte a validar sem estes avisos. E então, Index Coverage estará corrigido!
A aba Válidas
Você não precisa fazer nada aqui, a menos que você não queira que o Google faça a indexação das páginas, então você configura seu robots.txt como noindex, para estas URLs, mas este não é o caso, para a grande maioria dos editores de sites.
Vá para a aba Excluídos
Esta aba vai informar, os motivos que suas páginas foram excluídas assim como todos os erros, que já mostramos acima.
Vamos começar pela opção Excluída pela tag noindex.
Se você ver um número muito grande de páginas nessa linha, deve decidir se realmente vale a pena permitir ou negar o robots.txt para estas URLs. Então você deve fazer estas alterações no seu próprio site e aguardar.
Se houverem outras informações de erro, procure corrigi-los e quando tudo estiver corrigido, clique em VALIDAR CORREÇÃO.
Em nosso exemplo, o site tinha todas as imagens indexadas como EMBED. Este é um recursos de WordPress, para ajudar os editores e proprietários de sites incorporar vídeos e áudios, por exemplo, em seus blogs e sites. Porém as páginas de templates gerais WP, vem com status de noindex, follow.
Se você deseja deseja indexar isso, então faça o seguinte:
Abra o seu site WordPress em um programa de FTP.
Clique sobre WP-include.
Localize o aquivo general-templates.php e abra em um editor de texto.
Localize a função:
function wp_no_robots() { echo "<meta name='robots' content='noindex,follow' />\n"; }
Faça as alterações e salve sua página. Se você alterar para index,follow todas estas páginas excluídas do Google Search Console poderão voltar ao índice. Mas, fique atento se isso retornar ao problema de Index Coverage.
Aqui na EBS Tecnologia, não sabemos ainda o impacto, que isso pode causar no site. Portanto é melhor analisar os riscos de templates gerais, antes de decidir, indexar tudo. Você pode ter áreas no seu site, que não podem ser indexadas nos motores de busca, então analise se isso é relevante, para seu site, ou para seu blog.
Feito a correção do problema de index coverage, clique em Validar Correção e aguarde.