A História da Computação em Nuvem
Nesta postagem, vamos discutir um pouco sobre a história da computação em nuvem. Antes de surgir a computação em nuvem, havia computação Cliente – Servidor. Este tipo de computação era basicamente um armazenamento centralizado, no qual todas as aplicações de software, todos os dados e todos os controles residiam no lado do servidor.
E então história da Computação em Nuvem foi surgindo de forma mais evidente e com recursos inovadores.
Quando começou a história da Computação em Nuvem?
Por volta de 1961, John MacCharty sugeriu em um discurso no MIT que a computação pode ser vendida como uma utilidade. Da mesma forma como é vendida uma água, ou um eletricidade. Era uma ideia brilhante, mas, como todas as ideias brilhantes, era adiantada para o seu tempo, como se fosse décadas à frente. E pesar do interesse no modelo, a tecnologia simplesmente ainda não estava pronta para isso.
A ideia de uma rede informática intergaláctica foi introduzida nos anos sessenta pela JCR Licklider e faz parte da história da computação em nuvem. A responsável por permitir o desenvolvimento da ARPANET – Advanced Research Projects Agency Network, em 1969. A ideia era que todos no mundo fossem interligados e acessassem programas e dados em qualquer site, de qualquer lugar, que esteja conectado à internet. Já se formava a ideia da Cloud Computing.
Se um único usuário quiser acessar dados específicos ou executar um programa, este usuário precisa se conectar ao servidor e depois obter o acesso apropriado, e então poder fazer o seu negócio.
- Quem inventou a computação em nuvem?
- Cloud Computing e Web 2.0
- O marco da evolução de Cloud Computing
- Olhando sobre a nuvem para o futuro
Quem inventou a computação em nuvem?
A história diz que computação em nuvem evoluiu através de várias fases que incluem computação em grade e utilidade, provisão de serviços de aplicativos e software como serviço (SaaS), mas o conceito abrangente de fornecer recursos de computação por meio de uma rede global está enraizado na década de 1960.
Acredita-se que a computação em nuvem tenha sido inventada por Joseph Carl Robnett Licklider na década de 1960, com seu trabalho na ARPANET para conectar pessoas e dados de qualquer lugar a qualquer momento.
Cloud Computing e Web 2.0
Desde os anos sessenta, a história da computação em nuvem se desenvolveu ao longo de várias linhas, sendo a Web 2.0 a mais recente evolução. No entanto, uma vez que a internet só começou a oferecer largura de banda significativa nos anos noventa, a computação em nuvem para as massas tem sido algo de um desenvolvedor tardio.
Depois, a computação distribuída entrou em cena, onde todos os computadores são conectados em rede e compartilham seus recursos quando necessário. Com base na computação acima, emergiram conceitos de computação em nuvem que posteriormente implementaram.
Agora, é claro que o tempo passou e a tecnologia pegou essas ideias geniais e depois de alguns anos mencionamos isso:
Em 1999, a Salesforce.com começou a entregar aplicativos para usuários usando um site simples. As aplicações foram entregues a empresas através da Internet, e assim o sonho da computação vendida como utilidade era verdade.
E para contar mais na história da computação em nuvem, em 2002, uma gigante da internet iniciou a AWS, fornecendo serviços como armazenamento, computação e até mesmo inteligência humana. No entanto, apenas começando com o lançamento do Elastic Compute Cloud em 2006, um serviço verdadeiramente comercial aberto a todos existia.
O marco da evolução na história da Cloud Computing
Outro grande marco ocorreu em 2009, à medida que a Web 2.0 atingiu seu passo, o Google e outros começaram a oferecer aplicativos empresariais baseados no navegador, apesar de serviços como o Google Apps. Também em 2009, a Microsoft lançou o Windows Azure e empresas como a Oracle e a HP juntaram-se ao jogo. Isso prova que hoje, a computação em nuvem tornou-se mais acessível e mais robusta.
Outros fatores, que permitiram a evolução na história da computação em nuvem incluem o amadurecimento da tecnologia de virtualização, o desenvolvimento da largura de banda universal de alta velocidade e os padrões universais de criação e operações de softwares. Claro, todos os grandes profissionais e empreendedores estão presentes na evolução da computação em nuvem e a evolução continua já que estamos mergulhando na era da Big Data.
Olhando sobre a nuvem para o futuro
A computação em nuvem está criando novas oportunidades, tanto para empresas quanto para pessoas interessadas em trabalhar no campo das ciências da computação. A computação em nuvem permite que as empresas tenham flexibilidade e eficiência para atender a novas e crescentes demandas. Ele fornece a infraestrutura, o software e as plataformas necessárias para o sucesso no cenário de negócios atual, não importa onde eles sejam necessários. No entanto, à medida que a presença da computação em nuvem se torna mais difundida, a demanda por profissionais que possam gerenciar adequadamente essas redes também está se tornando mais acentuada.