Qual é a definição de Cloud Computing?
Já temos alguns tutoriais falando de cloud computing, mas ainda não tínhamos a definição de Cloud Computing. Agora você terá esta resposta bem definida e simplificada para entender melhor.
Alguns consideram Cloud Computing – a computação em nuvem para nós, uma palavra falada excessivamente usada. E que, portanto, foi desproporcionalmente considerada pelos departamentos de marketing de grandes empresas de software.
O que é Cloud Computing?
Entenda Cloud Computing como: COMPUTAÇÃO EM NUVEM, mas chamaremos de Cloud Computing, termo em inglês.
Nos termos simplificados, Cloud Computing significa armazenar e acessar dados e programas pela Internet em vez do disco rígido do seu computador.
A nuvem é apenas uma metáfora da Internet. Tudo que está armazenado, supostamente na nuvem, certamente está em um servidor físico. No entanto, este servidor dispõe de softwares, que virtualiza partes dele, para proporcionar o termo nuvem, na rede de internet. Se o servidor físico, com dico rígido, processamento e memória não existir não há a nuvem.
A Cloud Computing é o uso de vários serviços, como plataformas de desenvolvimento de software, servidores, armazenamento e software, pela Internet, geralmente chamado de Cloud.
Mais detalhes sobre a computação em nuvem
Em geral, existem três características de computação em nuvem que são comuns entre todos os fornecedores de computação em nuvem:
- O back-end do aplicativo – especialmente hardware: é completamente gerenciado por um fornecedor de nuvem.
Um usuário paga apenas pelos serviços utilizados, como: memória, tempo de processamento e largura de banda, entre outros.. Os serviços são escalonáveis. - Muitos avanços da computação em nuvem estão intimamente relacionados à virtualização. A capacidade de pagar sob demanda e dimensionar rapidamente é, em grande parte, um resultado de fornecedores de computação em nuvem sendo capazes de reunir recursos que podem ser divididos entre vários clientes.
É comum categorizar serviços de computação em nuvem como infraestrutura como serviço IaaS, plataforma como serviço PaaS ou software como serviço SaaS.
Um argumento comum dos críticos é que a computação em nuvem não pode ser bem sucedida porque significa que as organizações devem perder o controle de seus dados. Dados como: um provedor de e-mail que armazena dados em vários locais ao redor do mundo. Uma grande empresa regulada, como um banco, pode ser solicitada a armazenar dados. Embora esse não seja um problema insuperável, ele demonstra o tipo de problema que algumas empresas podem ter com a cloud computing.
Os proponentes da computação em nuvem apontam para o fato de ser um novo paradigma no desenvolvimento de software, no qual organizações menores têm acesso a processos de processamento, armazenamento e negócios que antes só estavam disponíveis para grandes empresas.
O nome cloud computing vem do uso tradicional da nuvem para representar a internet. Ou uma rede de longa distância WAN, em diagramas de rede ou fluxogramas. Agora você já sabe a definição de Cloud Computing.