Comparando Cloud com a Computação Utilitária
Estamos comparando cloud com a computação utilitária. A computação utilitária refere-se à capacidade de medir os serviços oferecidos e cobrar aos clientes pelo uso exato. É interessante notar que o termo se origina em serviços públicos como a eletricidade.
Comparando cloud e computação utilitária
A computação utilitária é muitas vezes conectada à computação em nuvem, pois é uma das opções para sua contabilidade. Conforme explicado na infra-estrutura de computação em nuvem, a computação de utilidade é uma boa opção para aplicações menos exigentes em recursos, onde o consumo de pico deve ser esporádico e raro.
Ainda assim, a computação de utilidade não requer computação em nuvem e pode ser feita em qualquer ambiente de servidor. Além disso, não é razoável medir o uso menor e economicamente ineficiente quando aplicado em uma escala menor. É por isso que é muitas vezes aplicado no cloud hosting onde grandes recursos estão sendo gerenciados.
A Cloud Computing
Cloud Computing tem emprestado muitos conceitos de computação em grade. No entanto, os recursos de computação podem ser alocados, ou atualizado de forma dinâmica, mesmo em um nível mais granular com base na demanda de carga de trabalho. Além disso, a computação em nuvem pode ser desenvolvida com ambientes de não-grade, como uma arquitetura web de três camadas em execução de aplicações backbone.
O tradicional, ou Web em Computação em nuvem oferece um quadro mais amplo. Pode ser aplicado interno para uma organização para construir sua própria infraestrutura de nuvem, além de serviços de utilidade.
Cloud (nuvem), oferece a oportunidade de ilimitada escalabilidade significativas economias de custo, acesso à Internet baseado, balanceamento de carga, dinâmica e bem provisionamento.
É uma próxima geração de computação, depois de mainframe, computador pessoal, computação cliente-servidor e web. Já a computação em grade, por outro lado, tenta aproveitar a agregação do poder de computação distribuído em uma rede de computadores para criar um recurso computacional maciço necessário para resolver problemas científicos e de engenharia complexos.