Comparação Entre Cloud e Grid Computing
Veja como é a comparação Entre Cloud e Grid Computing. Pensa-se que a computação em nuvem evoluiu a partir da computação de grade. Isso ocorre porque nas instâncias de computação de grade desempenham um papel maior e são referidos como dispositivos separados que formam uma rede distribuída e integração de recursos.
A maior desvantagem da computação em grade é que existe um único ponto de falha, se uma unidade na grade se degrada, ou se torna defeituosa.
Comparando Cloud e Grid Computing
Podemos dizer, que Cloud e Grid Computing, o que chamamos de computação em nuvem e a computação em grade geralmente são confusas. Mas as funções são quase semelhantes. A abordagem para sua funcionalidade é diferente. Vamos ver como eles operam
Computação em Grade
A computação em grade (Grid Computing) pode ser definida como o uso de recursos de computador de múltiplos domínios administrativos para atingir um objetivo comum. Pode ser considerado como um sistema distribuído com cargas de trabalho não interativas envolvendo uma grande quantidade de arquivos. Ainda mais vagamente acoplados, heterogêneos e geograficamente dispersos em comparação com a computação em cluster.
Na sua forma mais simples, a computação em grade pode ser representada como um super-computador virtual. Dessa forma, ela é composta por muitos computadores conectados de forma unida. E também, conectados em rede, atuando em conjunto para realizar tarefas divertidas.
Computação em Nuvem
Por outro lado, a computação em nuvem tenta melhorar o conceito de computação em grade. E do mesmo modo, evitar o único ponto de falha quando uma unidade falha. A computação em nuvem é projetada para atuar como um todo e suas unidades compostas para serem automaticamente intercambiáveis.
Em conclusão, podemos dizer que a computação em grade (Grid Computing) é uma forma mais fraca de computação em nuvem, sem muitos dos benefícios que o último pode fornecer. Quanto à computação de utilidade, pode ser considerado mais um modelo de negócios do que uma tecnologia específica. Embora a computação em nuvem suporte computação de utilidade, nem toda a computação de utilidade é baseada na nuvem.