O que é a tecnologia Blockchain e como isso funciona?
Com a Tecnologia Blockchain, a internet está passando de uma troca de informações para uma troca de valor. O comércio eletrônico, as consultorias, os prestadores, a saúde e os recursos humanos são apenas algumas dos negócios, que oferecem serviços em troca de valor e não apenas valor monetário.
Os dados também se tornaram extremamente valiosos. Para realizar essas transações baseadas em valores, as pessoas usam criptografia como Bitcoin. E consequentemente usam a tecnologia subjacente: blockchain.
A definição Tecnologia Blockchain
O Blockchain é basicamente um banco de dados descentralizado mantido em uma rede onde cada registro, ou cada transação, está vinculado ao anterior e atualizado em tempo real. Isso significa que os dados são quase impossíveis de corromper. Tudo, porque a alteração de um registro na cadeia requer a alteração de cada registro. E além disso, a maioria da rede deve concordar com as mudanças.
Para as transações que aparecem mais tarde na cadeia, isso não é tão difícil. Mas em uma cadeia como o Bitcoin, novas transações são adicionadas a cada 10 minutos.
Então, alterar um registro exigiria extrema precisão no tempo, ou uma enorme quantidade de poder de computação que a maioria das pessoas não tem. E certamente, mantendo os registros seguros contra alterações indesejadas por atacantes.
[wpsm_toggle title=”O que é Blockchain e como funciona?”]
Em primeiro lugar, o blockchain é um livro-razão eletrônico público construído em torno de um sistema P2P que pode ser compartilhado abertamente entre usuários distintos para criar um registro imutável de transações, cada uma com carimbo de data e hora e vinculada ao anterior. Cada registro digital ou transação no razão eletrônico é chamado de bloco.
[/wpsm_toggle]
[wpsm_toggle title=”Quem é o dono do Blockchain?”]
Em 1992, Haber, Stornetta e Dave Bayer incorporaram árvores Merkle ao projeto, o que melhorou sua eficiência ao permitir que vários certificados de documentos fossem coletados em um bloco. O primeiro blockchain foi concebido por uma pessoa; ou grupo de pessoas; conhecido como Satoshi Nakamoto em 2008.
[/wpsm_toggle]
Blockchain é transparente e incorruptível?
A rede blockchain vive em um estado de consenso, que verifica automaticamente consigo todos os dez minutos. Um tipo de ecossistema de auto-auditoria de valor digital, a rede reconcilia todas as transações que ocorrem em intervalos de dez minutos. Cada grupo dessas transações é referido como um “bloco”. Duas propriedades importantes resultam disso:
A transparência de dados
Os dados de transparência são incorporados na rede como um todo, por definição, é público.
Não pode ser corrompido, alterando qualquer unidade de informação no bloco, significaria usar uma enorme quantidade de poder de computação para substituir toda a rede.
Em teoria, isso poderia ser possível. Na prática, é improvável que aconteça. Tomar o controle do sistema para capturar Bitcoins, por exemplo, também teria o efeito de destruir seu valor.
[wpsm_toggle title=”O Blockchain pode ser hackeado?”]
A rede bitcoin é sustentada pela tecnologia blockchain, que é muito difícil de hackear. Na tecnologia blockchain, os dados não são armazenados em um servidor central, mas em uma enorme rede de computadores, que está constantemente verificando e verificando se os registros são precisos.
[/wpsm_toggle]