O que é um endereço IP?
Para simplificar o que é um endereço IP – é a abreviação de Internet Protocol. É, sobretudo, um número de identificação de um hardware de rede, que permite a conexão com o mundo da internet. Ter um endereço IP permite que um dispositivo se comunique com outros dispositivos em uma rede baseada em IP.
O IP é um produto fascinante da moderna tecnologia computacional desenvolvida para permitir que um computador conectado, se comunique com outro dispositivo pela Internet, como já dissemos.
Como funciona um endereço de IP?
Os IP permitem que a localização de literalmente bilhões de dispositivos digitais conectados à Internet sejam identificados e diferenciados de outros dispositivos.
Porque, da mesma forma que você precisa de um endereço de correspondência para receber uma carta no correio de um amigo, um computador remoto precisa do seu endereço IP para se comunicar com seu computador.
A resolução entre nomes de domínio e endereços IP é tratado pela rede e os servidores de nome de domínio. Com hospedagem virtual, uma única máquina pode atuar como várias máquinas. E consequentemente, com vários nomes de domínio e endereços IP.
A versão mais antiga de endereço de IP é o IPv4 e ainda em uso, na sua maioria. Infelizmente, há um número muito limitado desses endereços. É por isso que há um novo padrão, IPv6, com muitos mais IPs disponíveis. A internet e software estão lentamente a mudar para IPv6 ou prestando apoio a ambos.
Como os endereços IP são atribuídos?
Todos esses endereços são alocados pela Autoridade de Atribuição de Números da Internet. Esta corporação norte-americana sem fins lucrativos coordena endereços IP globais.
Mais especificamente, a IANA atribui blocos de IP a registros regionais da Internet. Por sua vez, esses registros regionais alocam endereços para ISPs. Por exemplo: empresas, escolas e instituições similares dentro de suas zonas.
Isso significa que seu endereço IP provavelmente vem da rede da sua empresa ou ISP. Que, provavelmente, recebeu esse endereço de um registro de Internet regional. E que certamente, recebeu um bloco de endereços da IANA. Tudo é dentro de um processo bem definido e organizado!
Quer saber o IP do seu computador?
Você pode querer saber o endereço de IP da sua máquina, do seu notebook por exemplo. Se acessar o site WhastMyIP imediatamente descobrirá o IP do seu dispositivo. Geralmente este IP é o que conecta seu dispositivo à rede de internet. Se você acessar a opção Minhas Informações de IP o site ainda lhe mostrará o local exato, onde você está conectado.
Este protocolo de internet hoje consiste em vários tipos e duas versões principais. Os tipos são IP dinâmico, IP privado, IP público, etc.
Já as versões disponíveis atualmente são o IPv4 e IPv6.
O que é IPv4?
IPv4 foi a primeira versão do endereço de IP. Foi implantado para produção na ARPANET em 1983. Hoje é a versão de IP mais amplamente usada. É usado para identificar dispositivos em uma rede usando um sistema de endereçamento. O endereço IPv4 é um número binário de 32 bits.
Como você já viu, o IPv4 usa um esquema de endereço de 32 bits, permitindo armazenar mais de 4 bilhões de endereços. Até a data desta postagem, ele é considerado o protocolo principal da Internet e transporta 94% do tráfego da Internet.
Recursos do IPv4 o primeiro endereço IP
- Protocolo sem conexão.
- Permite a criação de uma camada de comunicação virtual simples em dispositivos diversificados.
- Requer menos memória e facilidade de lembrar endereços IP.
- Protocolo já compatível com milhões de dispositivos.
- Oferece videotecas e conferências.
O que é IPv6?
É a versão mais recente do protocolo da Internet. O Internet Engineer Taskforce o iniciou no início de 1994. O design e o desenvolvimento desse pacote agora é chamado de IPv6.
Esta nova versão de endereço IP está sendo implantada para atender à necessidade de mais endereços de Internet. O objetivo era resolver os problemas associados ao IPv4. Com espaço de endereço de 128 bits, ele permite 340 undecilhões de espaço de endereço exclusivo. IPv6 também chamado de IPng – Internet Protocol next generation.
Recursos do IPv6
- Endereçamento hierárquico e infraestrutura de roteamento.
- Configuração com e sem estado.
- Suporte para qualidade de serviço (QoS).
- Um protocolo ideal para interação de nó vizinho.