Private Cloud: O que é nuvem privada?
Os serviços de nuvem privada são um tipo de hospedagem em que um servidor físico inteiro é dedicado a uma única organização. Isso significa que, em vez de usar um único VPS, a organização possui todos os recursos do servidor físico para trabalhar. Nuvem interna ou nuvem corporativa, também pode ser assim chamada a nuvem privada.
Assim como em outros modelos de nuvem, as nuvens privadas fornecerão a capacidade de computação como um serviço dentro de um ambiente virtualizado. E simultaneamente, usando um conjunto subjacente de recursos de computação física. No entanto, no modelo de nuvem privada, a nuvem, o pool de recursos só é acessível por uma única organização. Fornecendo, portanto, essa organização com maior controle e privacidade.
Private Cloud: Dois Modelos de nuvem privada
Dois modelos para serviços de nuvem podem ser entregues em uma nuvem privada.
Modelo 1. A primeira é a infraestrutura como um serviço – IaaS. Este serviço, permite que uma empresa use recursos de infraestrutura, como computação, rede e armazenamento como um serviço.
Modelo 1. A segunda é a plataforma como um serviço – PaaS. Este, permite que uma empresa forneça tudo, desde simples aplicativos baseados em nuvem até aplicativos corporativos habilitados para sofisticados.
As nuvens privadas também podem ser combinadas com nuvens públicas para criar uma nuvem híbrida. Sendo assim, permitindo que a empresa aproveite o estouro da nuvem para liberar mais espaço e dimensionar serviços de computação para a nuvem pública quando a demanda de computação aumentar.
Private Cloud: por que usar hospedagem em nuvem privada?
Hospedagem Privada é um acordo de hospedagem, de forma que a infraestrutura, os bancos de dados e os servidores de uma organização existam em um local exclusivo inacessível a qualquer pessoa fora da empresa ou ao provedor de hospedagem privada. Esse tipo de hospedagem é frequentemente usado por grandes empresas que precisam de funcionalidade de nível corporativo.
Nos primeiros dias da Internet, a hospedagem privada era feita completamente no local para grandes empresas. Eles investiam em servidores alojados na sede da organização ou em um data center privado.
Em serviços de hospedagem baseados em nuvem privada, você pode se beneficiar do maior controle sobre os recursos físicos que utiliza. Isso entretanto, pode ser um benefício especialmente atraente se sua organização utiliza vários servidores ou instâncias de VPS. Nesses casos, você pode alocar recursos físicos para instâncias da maneira que quiser, permitindo maior personalização para suas necessidades exatas.
Conteúdo semelhante |
Cloud Server Com Implantação Mais Rápida Hospedagem Web Gerenciada e suas opções O que é cloud hosting e como funciona? |
Sua empresa deve escolher este serviço?
Nesse ponto, você deve ter uma boa ideia se uma nuvem privada é a solução de infraestrutura certa para sua empresa. No entanto, se desempenho, privacidade e controle são os fatores mais importantes para o seu projeto, uma nuvem privada é um forte concorrente.
As nuvens privadas podem ser usadas para executar qualquer aplicativo ou serviço. Por exemplo: incluindo sites, back-end de aplicativos da web, infraestrutura de área de trabalho virtual, aplicativos de big data e machine learning e bancos de dados. Eles são especialmente adequados para organizações que possuem diversas necessidades de infraestrutura. E ao mesmo tempo, os que preferem executar em hardware de um único inquilino.