Outras Nuvens

Diferença entre o armazenamento NAS e SAN

As principais Diferença entre o armazenamento NAS e SAN estão descritas abaixo, mas isso é um resumo do que entendemos, sobre armazenamento. SAN – Storage Area Network, e NAS – Network Attached Storage.

Explicando a diferença entre o armazenamento NAS e SAN

  • Como um armazenamento está conectado a um sistema. Em suma, como a conexão é feita entre o sistema de acesso e o componente de armazenamento – conectado diretamente, ou conectado à rede.
  • Tipo de cabeamento usado para conectar. Da mesma forma, este é o tipo de cabeamento feito para conectar um sistema ao componente de armazenamento. Por exemplo: Ethernet e canal de fibra.
  • Como são feitas as solicitações de entrada e saída. Também, do mesmo modo, este é o protocolo usado para conduzir solicitações de entrada e saída. Para citar alguns exemplos: SCSI, NFS, CIFS, etc.

O armazenamento NAS e SAN e tipos de dados

As redes de área de armazenamento SAN e o armazenamento conectado à rede NAS, fornecem soluções de armazenamento em rede. Um NAS é um dispositivo de armazenamento único que opera em arquivos de dados, enquanto uma SAN é uma rede local de vários dispositivos.

As diferenças entre NAS e SAN podem ser vistas quando se compara o cabeamento e como eles estão conectados ao sistema, além de como outros dispositivos se comunicam com eles. No entanto, os dois às vezes são usados ​​juntos para formar o que é conhecido como uma SAN unificada.

SAN vs tecnologia NAS

Uma unidade NAS inclui um dispositivo de hardware dedicado que se conecta a uma rede local , geralmente por meio de uma conexão Ethernet . Esse servidor NAS autentica clientes e gerencia operações de arquivos da mesma maneira que os servidores de arquivos tradicionais, por meio de protocolos de rede bem estabelecidos.

Para reduzir os custos que ocorrem com os servidores de arquivos tradicionais, os dispositivos NAS geralmente executam um sistema operacional incorporado em hardware simplificado e não têm periféricos como um monitor ou teclado e, em vez disso, são gerenciados por meio de uma ferramenta de navegador.

Uma SAN geralmente utiliza interconexões Fibre Channel e conecta um conjunto de dispositivos de armazenamento que podem compartilhar dados entre si.

Casos de Uso Típicos de armazenamento NAS e SAN

Servidor de arquivos

O uso básico do armazenamento no local é um servidor de arquivos. Aqui, o NAS é a primeira ideia que você lembra, por causa dos recursos de compartilhamento multiusuário integrados . Os arquivos de trabalho podem ser mantidos seguros graças ao suporte a backup e versionamento.

Aplicativos e Bancos de Dados

Existem alguns aplicativos que precisam de acesso em nível de bloco aos dados para que eles não funcionem no NAS. O principal exemplo é a infraestrutura da Máquina Virtual, que geralmente requer um armazenamento em nível de bloco como o armazenamento de dados, pois eles mantêm seu próprio sistema de arquivos e recursos. O SAN se adapta melhor aqui, embora alguns NAS possam ter interfaces de hypervisor especiais para satisfazer suas demandas.

Tabelas e logs de banco de dados são arquivos, para que possam ser armazenados no NAS. Mas os erros de rede e o desempenho do sistema operacional de armazenamento podem afetar a integridade do banco de dados – você pode encontrar recomendações detalhadas na página Blog do Suporte do Microsoft SQL Server . Portanto, a SAN se ajusta melhor aos mecanismos de banco de dados e aos aplicativos com fortes demandas de latência.

Restaurar e recuperar

Já mencionamos que o NAS é um bom repositório de arquivos e documentos. Seu sistema operacional também pode ser configurado como o servidor de backup ou o ponto de extremidade de armazenamento.

Na medida em que a SAN fornece acesso em nível de bloco, os dados podem ser acessados ​​rapidamente sem o download no destino de recuperação. Isso acelera a recuperação de desastres e ajuda a minimizar o tempo de inatividade. Também descrevemos os desafios e soluções comuns em nosso artigo de backup baseado em imagem versus nível de arquivo . Diferença entre o armazenamento NAS e SAN ainda pode ser muito mais que isso ao longo do tempo.

Editor iCloud

A edição do site icloud.com.br é feita pelo administrador do site. Criamos conteúdo para levar conhecimento aos nossos leitores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to top button