O que é o CloudLinux e onde é usado
O CloudLinux é um sistema operacional baseado no Linux que é essencialmente um conjunto de modificações do kernel na distribuição Linux. Ele implementa recursos para permitir que administradores de sistemas controlem com precisão o uso de recursos do servidor. E com isso, isola usuários para que problemas com uma conta não degradem o sistema.
Onde CloudLinux e onde é usado?
Em primeiro lugar, o Sistema Operacional CloudLinux foi feito especificamente para hosts da web. E principalmente, servidores que executam o painel de controle cPanel com várias contas. Acima de tudo, se você é um host compartilhado, ou uma empresa de design, que precisa hospedar sites em nome do cliente. Nesse ínterim, o CloudLinux é seu amigo.
Este é um software que melhora a estabilidade, a densidade e a segurança do servidor, isolando o armazenamento de cada usuário do cPanel e fornecendo a eles recursos de servidor alocados. Isso cria um ambiente que se parece mais com um servidor virtual para cada conta do cPanel, em vez de uma conta de hospedagem compartilhada.
Tudo isso é projetado para governar o uso entre usuários em seu servidor, nunca permitindo que uma pessoa específica coloque o servidor inteiro de joelhos.
Os benefícios do CloudLinux:
- Isola os usuários uns dos outros para evitar o efeito vizinho.
- Impede que os usuários vejam arquivos de configuração ou qualquer outra informação privada.
- Permite monitorar e controlar limites, como uso de CPU, RAM e E / S.
- Monitora e opera o uso do MySQL.
- Fornece o sistema de arquivos CageFS que encapsula exclusivamente cada cliente.
- Permite que os usuários finais selecionem as versões do PHP 5.2-5.6.
- Impede ataques de links simbólicos.
- Compatível com todos os principais painéis de controle.
Outras características de CloudLinux
Este software também fornece a capacidade de definir contas para diferentes versões do PHP, Python e Ruby. Sobretudo, para que cada usuário possa personalizar sua conta para usar as versões desejadas e não causar impacto umas nas outras.
Tudo é reunido em uma interface gráfica do usuário no cPanel para facilitar o uso.
O CloudLinux melhora a estabilidade do servidor, encapsulando cada cliente em um ambiente seguro e isolado. Isso significa que cada usuário no servidor é limitado pela quantidade de recursos que pode usar. E consequentemente, sendo colocado em um chamado contêiner – ambiente operacional separado.
Além disso, o CloudLinux inclui o CageFS, um sistema de arquivos virtualizado. Isso inclui um conjunto de ferramentas para conter cada usuário em sua própria partição. Cada cliente tem seu próprio CageFS totalmente funcional com todos os arquivos de sistema, ferramentas, etc.