O que é Xen Hypervisor e como funciona
O Xen é um Hypervisor que permite a criação, execução e gerenciamento simultâneos de várias máquinas virtuais em um computador físico. A virtualização funciona abstraindo hardware e dispositivos físicos dos aplicativos em execução nesse hardware.
O processo de virtualização gerencia e provisiona os recursos do sistema, incluindo processador , armazenamento e recursos de rede. Isso permite que o sistema hospede mais de uma carga de trabalho simultaneamente. E consequentemente, fazendo um uso mais econômico dos servidores e sistemas disponíveis em toda a organização.
O Xen foi desenvolvido pela Xen Source, que foi comprada pela Citrix Systems em 2007. O Xen foi lançado pela primeira vez em 2003. É um hypervisor de código aberto. Ele também vem em uma versão corporativa.
O Xen, no entanto, é um hypervisor tipo 1 que cria pools lógicos de recursos do sistema para que várias máquinas virtuais possam compartilhar os mesmos recursos físicos.
O Xen é executado diretamente no hardware do sistema. Do mesmo modo, este Hypervisor insere uma camada de virtualização entre o hardware do sistema e as máquinas virtuais. E consequentemente transforma o hardware do sistema em um pool de recursos de computação lógica. Isso tudo, o Xen pode alocar dinamicamente para qualquer sistema operacional convidado. Os sistemas operacionais em execução nas máquinas virtuais interagem com os recursos virtuais como se fossem recursos físicos.
Componentes Xen Hypersisor
Um ambiente típico executando o Xen consiste em partes diferentes. Para começar, há o domínio 0. No Xen, é assim que se refere ao sistema operacional host – SO. Já que não é realmente um sistema operacional host no mesmo sentido que outras máquinas virtuais – VMs.
Domínios na terminologia Xen, não precisam usá-lo para obter acesso ao hardware do servidor host. No entanto, o domínio 0 é responsável apenas pelo acesso aos drivers, e se qualquer coordenação tiver que ser feita, ele será tratado pelo domínio 0. Além do domínio O, há as outras VMs que são chamadas de domínio U.
Obtendo hypervisor Xen
O hypervisor Xen está disponível como distribuição de fonte do Xen.org. No entanto, você pode obter binários Xen recentes como pacotes da maioria das distribuições Linux e Unix, tanto de código aberto quanto comercial.
Algumas distribuições Linux fornecem este hypervisor como um LiveCD. Portanto, você pode usar para testar facilmente o Xen.
O hypervisor Xen também é a base do Xen Cloud Platform, que adiciona mais funcionalidades ao hipervisor e muitas integrações para soluções de nuvem, armazenamento e rede de terceiros.
Implantar a virtualização de Xen Hypervisor
Para implantar a virtualização para este Hypervisor de projeto:
Instale o Xen no sistema para ver como funciona.
- Crie e configure máquinas virtuais, isso inclui o sistema operacional convidado.
- Instale o software do projeto usando um dos seguintes métodos:
Instalação interativa: use este procedimento para instalar diretamente na máquina virtual dedicada no servidor Xen. Esta máquina virtual dedicada é referida como o computador cliente no procedimento de instalação.
Instalar a partir do console do CommCell: Use este procedimento para instalar remotamente em uma máquina virtual dedicada no servidor como Xen funciona.