O que é a Virtualização de Armazenamento
A virtualização de armazenamento é o agrupamento de armazenamento físico de vários dispositivos de armazenamento. E pelo que sabemos, parece ser um único dispositivo de armazenamento; ou pool de capacidade de armazenamento disponível; gerenciado de um console central.
A tecnologia depende de software para identificar a capacidade de armazenamento disponível a partir de dispositivos físicos. Em seguida, ele agrega essa capacidade como um pool de armazenamento que pode ser usado em um ambiente virtual por máquinas virtuais
A Virtualização de Armazenamento
A virtualização pode agregar e gerenciar dados em uma ampla variedade de ativos físicos em grandes redes ou data centers. Esses dados, no entanto, podem ser agregados para isolar problemas de desempenho. E além disso, prever e solucionar problemas e planejar necessidades futuras de capacidade.
Como sabemos, houve um forte vínculo entre o host físico e os dispositivos de armazenamento instalados localmente. No entanto, esse paradigma vem mudando drasticamente, o armazenamento quase local não é mais necessário.
À medida que a tecnologia avança, surgem no mercado dispositivos de armazenamento mais avançados. E assim, fornecem mais funcionalidade e obsoleta o armazenamento local.
Virtualização de Armazenamento e os controladores de RAID
A virtualização de armazenamento é um componente importante para servidores de armazenamento, na forma de níveis e controladores de RAID funcionais.
Sistemas operacionais e aplicativos com dispositivo podem acessar os discos diretamente por eles mesmos para gravação. Contudo, os controladores configuram o armazenamento local em grupos de RAID e apresentam o armazenamento ao sistema operacional. Mas, tudo depende da configuração. No entanto, o armazenamento é abstraído e o controlador está determinando como gravar os dados. Ou então, em recuperar os dados solicitados para o sistema operacional.
A virtualização de armazenamento está se tornando cada vez mais importante em várias outras formas:
- Servidores de arquivos: o sistema operacional grava os dados em um local remoto sem precisar entender como gravar na mídia física.
- Aceleradores de WAN: em vez de enviar várias cópias dos mesmos dados pelo ambiente de WAN, os aceleradores de WAN armazenam os dados localmente. E também apresentam os blocos solicitados na velocidade da LAN, sem afetar o desempenho da WAN.
SAN e NAS: O armazenamento é apresentado pela rede Ethernet do sistema operacional. NAS apresenta o armazenamento como operações de arquivo: como o NFS.
As tecnologias SAN apresentam o armazenamento como armazenamento em nível de bloco: como o Fibre Channel. Já as tecnologias NAS recebem as instruções operacionais somente quando o armazenamento é um dispositivo conectado localmente.
Consulte também:
- Monitorar a nuvem para obter mais informações de TI
- Softwares para gerenciar as máquinas virtuais
- VPS Hosting para negócios – esta é uma ótima opção
Classificação por níveis de armazenamento:
Utilizando o conceito de pool de armazenamento como um ponto de partida, o armazenamento em camadas de armazenamento analisa os dados mais usados e os coloca no pool de armazenamento de mais alto desempenho. Os dados usados mais baixos são colocados no pool de armazenamento com desempenho mais fraco.
Dessa forma, esta operação é feita automaticamente, sem qualquer interrupção de serviço para o consumidor de dados.
Vantagens da virtualização de armazenamento
- Os dados são armazenados nos locais mais convenientes, longe do host específico. No caso de uma falha de host, os dados não são comprometidos necessariamente.
- Os dispositivos de armazenamento podem executar funções avançadas, como replicação, reduplicação e recuperação de desastres.
- Fazendo abstração do nível de armazenamento, as operações de TI se tornam mais flexíveis em como o armazenamento é fornecido, particionado e protegido.