Saiba o Que é um Servidor DNS e Como Funciona
Você pode pensar no servidor DNS como uma lista telefônica. Quando você pede ao seu computador para carregar um site, o servidor DNS combina o nome do site com o nome correto que é o endereço de IP. Isso permite que seu computador o encontre e carregue corretamente.
O Domain Name System – DNS, resolve os nomes de sites da Internet com seus endereços IP subjacentes, adicionando eficiência e até mesmo segurança no processo. O DNS ajuda encontrar um site na internet
O que é um servidor DNS?
É o servidor de nome de domínios, ou em inglês, Domain Name System. É uma tecnologia padrão para o gerenciamento de nomes públicos de sites e outros domínios da Internet. A tecnologia Domain Name System permite que você digite nomes em seu navegador da Web como icloud.com.br em seu navegador da Web, para encontrar automaticamente esse endereço na internet. Um elemento chave do servidor de nome de domínio é uma coleção mundial de servidores.
[wpsm_list type=”star” hover=”1″ darklink=”1″ gap=”small”]
- Um servidor DNS – abreviação de servidor Domain Name System – converte endereços da web em endereços IP.
- Sem um servidor DNS, você não conseguirá se conectar a nenhum site.
- Se estiver tendo problemas com o servidor DNS padrão, você pode alterá-lo.
[/wpsm_list]
Um servidor DNS é qualquer computador cadastrado para participar do Domain Name System.
Um servidor de nome de domínio executa o software de rede para fins especiais, apresenta um endereço IP público e contém um banco de dados de nomes de rede. E ainda, endereços de outros hosts da Internet.
[wpsm_toggle title=”O que é DNS?”]
DNS significa: Sistema de Nome de Domínio. É um sistema que permite que você se conecte a sites combinando nomes de domínio legíveis com o ID exclusivo do servidor onde um site está armazenado.
[/wpsm_toggle]
Como funcionam os servidores DNS?
O diretório DNS que combina o nome com os números não está localizado em um só lugar em algum canto escuro da Internet. Com mais de 332 milhões de nomes de domínio listados no final de 2017 , um único diretório seria realmente muito grande. Como a própria Internet, o diretório é distribuído em todo o mundo, armazenado em servidores de nomes de domínio (geralmente chamados de servidores DNS) que se comunicam entre si regularmente para fornecer atualizações e redundâncias.
O processo DNS, passo a passo |
[wpsm_numbox num=”1″ style=”1″]Você pede ao seu navegador para carregar um site. Como os computadores não falam inglês, seu navegador não consegue ler um nome como icloud.com.br e, em vez disso, precisa de um endereço IP. Por causa disso, ele envia sua solicitação a um resolvedor recursivo de DNS. O objetivo do resolvedor recursivo de DNS é encontrar o endereço IP conectado ao site que você inseriu.[/wpsm_numbox] |
[wpsm_numbox num=”2″ style=”3″]A primeira etapa do resolvedor é encontrar o Domínio de nível superior ou TLD do site – em outras palavras, se é um .com, .net, .org ou outro tipo de site. Ele faz isso perguntando ao servidor de nomes raiz , que mantém uma lista de todos os sites em cada TLD.[/wpsm_numbox] |
[wpsm_numbox num=”3″ style=”3″]Depois que o resolvedor conhece o TLD, ele vai para o servidor de nomes de TLD correspondente; por exemplo, o servidor de nomes .com; e pede que encontre o endereço IP correto.[/wpsm_numbox] |
[wpsm_numbox num=”4″ style=”4″]O servidor de nomes TLD encontra o endereço IP e o passa para o servidor de nomes autorizado , que descobrirá se o endereço está correto.[/wpsm_numbox] |
[wpsm_numbox num=”5″ style=”4″]O servidor de nomes autorizado envia uma mensagem para o endereço e espera por uma resposta – se obtiver a resposta certa, então tem o endereço IP correto para o site que você deseja.[/wpsm_numbox] |
[wpsm_numbox num=”6″ style=”2″]Se o endereço IP estiver correto, o servidor de nomes autorizado o envia de volta ao seu navegador.[/wpsm_numbox] |
[wpsm_numbox num=”7″ style=”2″]Assim que seu navegador receber o endereço IP correto, sua página começará a carregar. [/wpsm_numbox] |
As empresas maiores geralmente selecionam um DNS pago para obter recursos inteligentes, como 100% de tempo de atividade, velocidades de pesquisa mais rápidas.
Como se Comunicam os Servidores DNS
Os servidores de DNS comunicam uns com os outros utilizando protocolos privados de rede. Todos os servidores para este recurso são organizados em uma hierarquia. No nível superior da hierarquia, os chamados servidores raiz armazenar uma base de dados completa de nomes de domínio da Internet e seus endereços IP correspondentes. A Internet emprega 13 servidores raiz que se tornaram um pouco famosa por seapel especialmente. Mantido por várias agências independentes, os servidores estão apropriadamente chamado A, B, C e assim por diante até M. Dez desses servidores residem nos Estados Unidos, um no Japão, um em Londres, Reino Unido e um em Estocolmo, Suécia.
Como funciona o Domain Name System
O DNS é um sistema distribuído, o que significa que apenas os 13 servidores raiz contêm a base de dados completa de nomes e endereços. Todos os outros servidores DNS são instalados em níveis mais baixos da hierarquia e manter apenas certas partes do banco de dados global.
A maioria dos servidores de nome de domínio de nível inferior são de propriedade de empresas ou Provedores de Serviços de Internet ISPs. Por exemplo, o Google mantém vários servidores DNS em todo o mundo que gerenciam o google.com, google.co.uk e outros domínios. Seu ISP também mantém servidores de nomes como parte de sua configuração de ligação à Internet.
Redes de DNS é baseado no cliente – servidor arquitetura. Seu navegador da Web funciona como um cliente DNS, que também chamado de resolvedor DNS. E estas requisições solicitam aos servidores DNS do seu provedor de Internet durante a navegação entre sites.
Quando um servidor DNS recebe um pedido não em seu banco de dados; como um site geograficamente distante ou raramente visitado; ele transforma temporariamente a partir de um servidor para um cliente DNS. O servidor passa automaticamente esse pedido a outro servidor de nome de domínio ou até o próximo nível superior na hierarquia do DNS, conforme necessário.
Eventualmente, o pedido chega em um servidor que tem o nome de correspondência e endereço de IP em seu banco de dados. Logo, todo o caminho até o nível raiz, se faz necessário e a resposta flui de volta através da cadeia de servidores DNS para o seu cliente.
DNS e Home Networking
Computadores em sua rede doméstica localizar um servidor de nome de domínio por meio de suas propriedades de configuração de conexão de Internet. Fornecedores de dar aos seus clientes o endereço IP público de servidores DNS primário e de backup. Você pode encontrar os atuais endereços IP da sua configuração de DNS através de vários métodos:
- Nas telas de configuração de uma casa roteador de rede.
- Sobre o TCP/IP propriedades de conexão telas no Painel de Controle do Windows (se configurado via esse método).
- Do ipconfig utilitário de linha de comando ou similar.
Mais: Servidores DNS Top Internet grátis
Publicamente disponíveis ferramentas de DNS pode ser usado para procurar informações relacionadas com os domínios da Internet. Administradores de rede profissionais usam estas mesmas ferramentas básicas em redes empresariais.
Resumo do processo de DNS – um exemplo de DNS
[wpsm_titlebox title=”Consulta DNS” style=”main”]
Um navegador da web ou outro aplicativo solicita um nome de host legível por humanos, como www.seusite.com. A consulta é tratada pelo DNS Resolver, que é responsável por encontrar o IP correspondente ao nome do host.
[/wpsm_titlebox]
[wpsm_ads2]
[wpsm_titlebox title=”Servidores raiz DNS” style=”main”]
O resolvedor se comunica com um servidor raiz e é referido a um servidor de nomes de domínio de nível superior (TLD), correspondendo ao TLD na consulta, como .com
[/wpsm_titlebox]
[wpsm_titlebox title=”Servidor de nomes de TLD” style=”main”]
O resolvedor contata o servidor de nomes de TLD relevante e é encaminhado a um servidor de nomes autorizado que contém os detalhes atuais do nome de domínio.
[/wpsm_titlebox]
[wpsm_titlebox title=”Servidor de Nomes Autoritativo” style=”main”]
Finalmente, o Resolver envia a consulta ao Servidor de Nomes Autoritativo que é responsável por aquele domínio. Conforme indicado em um Arquivo de Zona no Servidor de Nomes TLD. Este servidor DNS conhece o endereço IP do domínio completo, www.seusite.com e retorna essa resposta para o DNS Resolver.
[/wpsm_titlebox]
[wpsm_titlebox title=”DNS Query Resolved” style=”main”]
Agora que o DNS Resolver sabe o endereço IP do nome de domínio, ele o retorna para o navegador ou outro aplicativo no lado do cliente. O cliente pode então se conectar ao servidor usando o endereço IP e começar a se comunicar com ele.
[/wpsm_titlebox]
[wpsm_titlebox title=”O cliente pode se comunicar com o servidor” style=”main”]
Se o cliente for um navegador e o usuário digitou em um domínio, o site desse domínio agora pode ser exibido. Se o cliente for um aplicativo de mensagens, o usuário agora pode enviar mensagens a outros usuários por meio do servidor.
[/wpsm_titlebox]
Normalmente, quando um usuário visita seu site de uma determinada região do mundo, os registros DNS do seu site são armazenados em cache pelos servidores de nomes mais próximos gerenciados por ISPs locais.
Perguntas de Servidores de Nomes de Domínios – DNS
[wpsm_toggle title=”Como encontro meu DNS?”]
A maneira mais fácil de descobrir o endereço IP do servidor DNS é acessar a página de status da interface de administração do roteador. Todos os roteadores têm uma página de configuração baseada na web embutida que permite ao usuário personalizar as configurações e definir propriedades de exibição, como endereço IP e configurações de DNS.
[/wpsm_toggle]
[wpsm_toggle title=”Qual é o melhor servidor DNS perto de onde estou?”]
Os melhores servidores DNS públicos e gratuitos são:
- Google: 8.8. 8,8 e 8,8. 4,4.
- Cloudflare: 1.1. 1.1 e 1.0. 0,1.
- Quad9: 9,9. 9.9 e 149.112. 112.112.
- OpenDNS: 208,67. 222,222 e 208,67. 220.220.
- CleanBrowsing: 185.228. 168,9 e 185,228. 169,9.
- DNS alternativo : 76,76. 19,19 e 76,223. 122.150.
- AdGuard DNS : 94.140. 14,14 e 94,140.
[/wpsm_toggle]
[wpsm_toggle title=”Qual é o servidor DNS mais rápido até o momento?”]
Poderia ser o Google, porém a Cloudflare se concentrou muito mais nos fundamentos. Eles começam com desempenho, e testes independentes de sites como DNSPerf mostram que o Cloudflare é o serviço DNS público mais rápido que existe.
[/wpsm_toggle]
[wpsm_toggle title=”Qual é um bom tempo de resposta do DNS?”]
Cerca de 20ms. Eu recomendaria definir o limite em cerca de 20 ms para uma resposta de DNS desejável. No entanto você pode precisar de vários acima disso para acionar um alerta. Tempos de resposta consistentemente mais altos do que isso começam a impactar a experiência do usuário.
[/wpsm_toggle]
Contrate o melhor VPS pelo menor preço!