Conceito por trás da virtualização de Cloud Computing
Veja nesta postagem o conceito por trás da virtualização de Cloud Computing. Desde o início da criação de computação em nuvem, que a discussão sobre este tema geralmente começa com a virtualização.
A virtualização está usando recursos de computador para imitar outros recursos de computador, ou computadores inteiros. Separa recursos e serviços do ambiente de entrega física subjacente.
Hardware Virtualization – é o conceito criado, para uma máquina virtual através do sistema operacional e hardware existente. Uma máquina virtual fornece um ambiente que está logicamente separado do hardware subjacente.
A máquina na qual a máquina virtual vai criar é conhecida como Máquina Host e essa máquina virtual é referida como uma Máquina Convidada.
Tipos de virtualização de Cloud Computing
- Virtualização de hardware.
- Virtualização do sistema operacional.
- Virtualização do servidor.
- Virtualização de armazenamento.
1- Virtualização de hardware
Virtualização de Hardware é quando o software da máquina virtual, ou o Gerenciador de máquinas virtuais, o VMM, está diretamente instalado no sistema de hardware é conhecido como virtualização de hardware. No conceito da virtualização, o principal trabalho do hypervisor é controlar e monitorar o processador, memória e outros recursos de hardware.
Após fazer a virtualização do sistema de hardware, podemos instalar um sistema operacional diferente para cada partição e executar aplicativos diferentes nesse sistema operacional. A virtualização de hardware é feita principalmente para as plataformas do servidor. Isso, devido o controle de máquinas virtuais ser muito mais fácil do que o controle de um servidor físico.
2 -Virtualização do sistema operacional
A virtualização do sistema operacional se dá, quando o software da máquina virtual, ou o Gerenciador de máquinas virtuais – VMM, está instalado no sistema operacional Host em vez de instalado diretamente no sistema de hardware. Isso é conhecido como virtualização do sistema operacional.
Virtualização do sistema operacional pode ser aplicado em ambientes conhecidos como: nuvens publicas e em servidores Virtuais Privados – VPS. A virtualização do sistema operacional é usada principalmente para testar as aplicações em diferentes plataformas de sistema operacional.
3 – Virtualização do servidor
A virtualização do servidor é quando o software da máquina virtual ou o Gerenciador de máquinas virtuais, está diretamente instalado no sistema do servidor é conhecido como virtualização de servidor. Este conceito da virtualização é feita porque um único servidor físico pode ser dividido em vários servidores sob demanda e para equilibrar a carga.
4 – Virtualização de armazenamento
A virtualização de armazenamento é o processo de agrupar o armazenamento físico de vários dispositivos de armazenamento de rede para que pareça um único dispositivo de armazenamento. Ela é implementada usando aplicativos de software e é feita principalmente para fins de backup e recuperação.
Como a virtualização funciona na computação em nuvem?
A virtualização desempenha um papel muito importante na tecnologia da computação em nuvem, normalmente na computação em nuvem, os usuários compartilham os dados presentes nas nuvens, como a aplicação, etc., mas, na verdade, com a ajuda de usuários de virtualização compartilham a infraestrutura.
O uso principal da tecnologia de virtualização é fornecer aos aplicativos as versões padrão para seus usuários da nuvem. Suponha que se a próxima versão desse aplicativo for lançada, o provedor da nuvem deve fornecer a versão mais recente aos usuários da nuvem e praticamente é possível porque É mais caro.
Para superar este problema, usa-se basicamente a tecnologia de virtualização. Ao usar a virtualização, todos os servidores e o aplicativo de software, que são exigidos, por outros provedores de nuvem são mantidos pelas pessoas terceirizadas. E além disso, os provedores da nuvem precisam pagar o dinheiro mensalmente, ou anualmente. Embora para alguns até o pagamento por hora, seja viável. Não descartar o tipo de plano, que agrega o custo x benefício.