O que é um banco de dados NoSQL?
O que é um banco de dados NoSQL? Em nossa visão mais compacta, podemos dizer que o NoSQL é uma abordagem para o design de banco de dados que pode acomodar uma grande variedade de modelos de dados, incluindo formatos de valor-chave, documento, coluna e gráfico. NoSQL, que significa – não apenas SQL, é uma alternativa aos bancos de dados relacionais tradicionais, nos quais os dados são colocados em tabelas. Além disso, o esquema de dados é cuidadosamente projetado antes da criação do banco de dados.
Data base NoSQL é um banco de dados não relacional. O termo foi usado por Carlo Strozzi em 1998 para nomear seu leve banco de dados. Contudo, de forma relacional de fonte aberta Strozzi NoSQL e em uma linguagem, que não expunha a interface SQL – Structured Query Language padrão. Mas ainda era relacional.
Modelos de banco de dados NoSQL
O NoSQL é uma abordagem ao database design que pode acomodar uma grande variedade de modelos de dados. Incluindo, no entanto, formatos de valor-chave, documentos, colunas e gráficos. O NoSQL, que significa: não apenas SQL. É uma alternativa aos bancos de dados relacionais tradicionais, nos quais os dados são colocados em tabelas e o esquema de dados é cuidadosamente projetado antes da criação do banco de dados. Bancos de dados NoSQL são especialmente úteis para trabalhar com grandes conjuntos de dados distribuídos.
Embora existam bancos de dados relacionais que não usam SQL (muito poucos, mas existem), a forte associação de SQL com sistemas de bancos de dados relacionais significou que toda a nova geração de sistemas de bancos de dados não relacionais foi apelidada de “NoSQL”.
Bases de dados NoSQL geralmente não usam tabelas. Em vez disso, eles armazenam ativos de dados de alguma outra forma – por exemplo, como objetos ou documentos. Alguns bancos de dados deste tipo são estritamente armazenamentos de valores-chave.
Alguns exemplos de NoSQL?
MongoDB, CouchDB, CouchBase, Cassandra, HBase, Redis, Riak, Neo4J são os bancos de dados NoSQL populares. MongoDB, CouchDB, CouchBase são bancos de dados NoSQL orientados a documentos, Redis e Riak são armazenamentos de valores- chave, Cassandra e HBase são armazenamentos de famílias de colunas e Neo4J é um banco de dados gráfico.
Os benefícios do banco de dados NoSQL
Aqui estão alguns benefícios que podem fazer você pensar na maneira como atuam os BDs NoSQL.
NoSQL é uma tecnologia recente em comparação com SQL. Então, naturalmente, há muitas perguntas em relação a isso, especialmente no contexto de big data e análise de dados. Algumas das principais questões relacionadas a isso são abordadas abaixo:
Modelos de Dados
Os bancos de dados NoSQL costumam aproveitar modelos de dados mais personalizados para casos de uso específicos. Isso os torna melhores no suporte a essas cargas de trabalho do que os bancos de dados relacionais. Por exemplo: os bancos de dados de valor-chave suportam consultas simples com muita eficiência, enquanto os bancos de dados gráficos são os melhores para consultas que envolvem a identificação de relacionamentos complexos entre partes separadas de dados.
Atuação
A atuação dos bancos de dados NoSQL geralmente podem ter um desempenho melhor do que os bancos de dados SQL, mas podem ser relacionais para o seu caso de uso. Por exemplo: se você estiver usando um banco de dados de documentos e armazenando todas as informações sobre um objeto no mesmo documento, o banco de dados só precisa ir a um lugar para essas consultas.
Já em se tratando de um banco de dados SQL, a mesma consulta provavelmente envolveria a junção de várias tabelas e registros, o que pode afetar drasticamente o desempenho, ao mesmo tempo que diminui a velocidade com que os desenvolvedores escrevem o código.
Escalabilidade
A escalabilidade dos bancos de dados SQL relacionais foram originalmente projetados para escalar verticalmente e, embora existam maneiras de fazê-los escalar horizontalmente, essas soluções costumam ser integradas, complicadas, caras de gerenciar e difíceis de evoluir.
Algumas funcionalidades básicas do SQL também funcionam bem apenas quando tudo está em um servidor. Por outro lado, os bancos de dados NoSQL são projetados desde o início para escalar horizontalmente, tornando muito mais fácil manter o desempenho.
Distribuição de Dados
Como os bancos de dados NoSQL são projetados desde o início como sistemas distribuídos, eles podem suportar mais facilmente uma variedade de requisitos de negócios.
Data bases NoSQL podem permitir que você implante um único cluster distribuído para oferecer suporte a esse aplicativo e garantir acesso de baixa latência aos dados de qualquer lugar. Essa abordagem também torna muito mais fácil cumprir os mandatos de soberania de dados exigidos pelos regulamentos modernos de privacidade.
Confiabilidade
Os bancos de dados NoSQL garantem alta disponibilidade e tempo de atividade com replicação nativa e failover integrado para clusters de banco de dados resilientes e de auto cura. Sistemas de failover semelhantes podem ser configurados para bancos de dados SQL, mas como a funcionalidade não é nativa do banco de dados subjacente. Portanto, isso geralmente significa mais recursos para implantar e manter uma camada de clustering separada que leva mais tempo para identificar e se recuperar de falhas de sistemas subjacentes.
Flexibilidade
E por fim os bancos de dados NoSQL são melhores para permitir que os usuários testem novas ideias e atualizem estruturas de dados. Por exemplo: MongoDB, o banco de dados de documentos líder, armazena dados em documentos flexíveis do tipo JSON, o que significa que os campos podem variar de um documento para outro e as estruturas de dados podem ser facilmente alteradas com o tempo, conforme os requisitos do aplicativo evoluem.
O NoSQL é mais rápido que o SQL?
Em geral, o NoSQL não é mais rápido do que o SQL, assim como o SQL não é mais rápido do que o NoSQL. Para aqueles que não entenderam essa declaração, isso significa que a velocidade como um fator para bancos de dados SQL e NoSQL depende do contexto.
Os bancos de dados SQL são bancos de dados normalizados, onde os dados são divididos em várias tabelas lógicas para evitar redundância e duplicação de dados. Neste cenário, os bancos de dados SQL são mais rápidos do que seus equivalentes NoSQL para junções, consultas, atualizações, etc.
Por outro lado, os bancos de dados NoSQL são projetados especificamente para dados não estruturados que podem ser orientados a documentos, colunas, gráficos etc. Nesse caso, uma determinada entidade de dados é armazenada em conjunto e não particionada. Portanto, executar operações de leitura ou gravação em uma única entidade de dados é mais rápido para bancos de dados NoSQL em comparação com bancos de dados SQL.